PROVA-01

A Carreira do Major-Aviador José Mariotto Ferreira, Volume 2 (1960 a 1968)

Por Adriano Silva Baumgartner

Experimentos & Projetos, Aviação, Transporte, Geografia E Historia, Ciência

Esta página foi vista 300 vezes desde 15/10/2023

Trata-se da biografia do Major-Aviador José Mariotto Ferreira, o PROVA-01, primeiro piloto da Força Aérea Brasileira graduado piloto de ensaios e provas. Obra escrita com detalhamento histórico, muita admiração e reverência; fruto de pouco mais de quatro anos de pesquisas, contando com o apoio dos familiares do Aviador e de inúmeros colegas, pilotos de PROVA da FAB. É ao mesmo tempo um Tributo e um Resgate Histórico Aeronáutico.

No Volume 2, acompanhamos o ingresso do Capitão-Aviador José Mariotto Ferreira no 1º Grupo de Aviação Embarcada (1º GAE), de 1960 a 1962, como ANUJÁ-09. Posteriormente, ele ingressou no renomado Instituto Tecnológico de Aeronáutica (I.T.A.), onde cursou engenharia aeronáutica. Em 1967, foi selecionado para efetuar o curso de piloto de ensaios/provas, na EPNER, na França. Primeiramente, teve que concluir o curso de caça na França (BA-705 em Tours). Voou e solou inúmeros vetores, nestas unidades, tais quais o Dassault Mystère IVA, o Douglas Skyraider, o Dassault Mirage IIIB e III-A-03, com o qual atingiu MACH 2,05 em voo solo; além de ser o primeiro piloto da FAB a solar os helicópteros franceses Alouette II e III. Ao regressar ao Brasil, rico de vivências e conhecimentos ímpares, o PROVA-01 participou ativamente do desenvolvimento do IPD-PAR 6504, num voo para a História, em Outubro de 1968, que culminou, posteriormente, no sucesso de vendas da EMBRAER, que foi o E-110 Bandeirante. Faleceu em 1 de Novembro de 1968, testando o T-23 Uirapuru, da Aerotec; num voo para a Eternidade. Este acidente permitiu que uma falha de projeto fosse descoberta, no decorrer da investigação; o que resultou em mudanças estruturais no projeto. Isto certamente ajudou a salvar inúmeras vidas de instrutores e cadetes que iriam utilizar o T-23, em voos de instrução, meses depois. A obra é finalizada com uma lista dos 51 modelos de aeronaves que ele pilotou, uma lista das Escolas de Pilotos de Provas ao redor do mundo e uma lista de todos os PROVA brasileiros (FAB, Exército, Marinha do Brasil, civis), além de farta bibliografia sobre o assunto.

ISBN 978-65-266-1188-3
Edição 1 (2023)
Acabamento Capa dura
Coloração Colorido
Tipo de papel Couche 90g

Adriano Silva Baumgartner

Nasci em Jundiaí, em 1976; e desde criança fui apaixonado por carros e aviões. O "aerocócus" me fisgou em Pirassununga-SP, berço do "Ninho das Águias" da Força Aérea Brasileira, quando garoto. Mas foi na leitura de duas obras em francês; de Jubelin (Marin de métier, pilote de fortune) e de Clostermann (Le Grand Cirque), que decidi que seria piloto de caça, quando adolescente....Sonho este interrompido por uma miopia, meses depois. Entretanto, com esforço e apoio, graduei-me Aviador Civil. Tive o privilégio de voar por anos em diversos Estados do País. Sou portanto piloto comercial, fluente em francês, inglês e com conhecimento de alemão e italiano; formado em Jornalismo pela UNESP (Bauru), com especialização em Investigação de Acidentes Aeronáuticos (ASV) pelo CENIPA (2000) e diversos outros cursos na Aviação e Segurança de Voo. Neste percurso e jornada, tive o privilégio de conhecer pessoalmente veteranos da Luftwaffe e Royal Air Force, assim como do 1º Grupo de Aviação de Caça (FAB). Reboquei (planador) um veterano piloto de Bf 109 G do JG 27, além de visitar o saudoso Martin Drewes, em Blumenau-SC. Pesquiso e escrevo sobre a Royal Air Force (e mais particularmente sobre os brasileiros na RAF) há mais de 32 anos, além de estar trabalhando em outros projetos e livros sobre Segunda Guerra Mundial e Aeronáutica. Fui membro de Diversas Associações de Pilotos da RAF e de outros países, sendo um dos primeiros membros civis da ABRA-PC. Os livros (aeronáuticos e de História Militar) são minha paixão, assim como minha esposa e meu filho. Escrevo para que os feitos de tantos heróis patrícios e de tantos outros aviadores "esquecidos" se perpetuem pela Eternidade e não sejam esquecidos. Como disse Churchill, no ápice da Batalha da Inglaterra: "Nunca tantos deveram tanto a tão poucos.".