QGIS na Prática

Tutorias & Aplicações (especial)

Por Samuel Fonseca

Código do livro: 320928

Engenharia E Tecnologia Ambiental, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Engenharia E Tecnologia, Agropecuária, Cartografia

Esta página foi vista 941 vezes desde 12/04/2020

Este livro é formado por uma série de tutoriais para iniciantes em Geoprocessamento, sobretudo aos interessados no uso de software livre. No caso, apresenta-se as tarefas básicas no QGIS, o qual tem sido amplamente aceito nos meios acadêmicos.

Fonseca mostra como funciona o software na prática, mostrando a eficiência do QGIS em realizar tarefas elementares para profissionais da análise espacial.

Por fim, o autor destaca uma aplicação do software em um texto sobre indicadores de análise socioeconômica e taxa de mortalidade infantil, destacando a qualidade dos layouts produzidos pelo QGIS.

Uma ótima indicação para quem deseja iniciar sua trajetória no Geoprocessamento e pretende usar software livre. No livro, acadêmicos com este perfil se sentirão em casa, pois, há excelentes dicas e orientações para que os mesmos possam navegar pelas vastas avenidas do geoprocessamento.

Edição 1 (2020)
Acabamento Brochura s/ orelha
Coloração Colorido

Samuel Fonseca

Samuel Ferreira da Fonseca é natural de Buritizeiro, Minas Gerais é casado com a Psicóloga Jaqueline Almeida e, atualmente, reside em Tailândia, Pará. Serve como Presbítero pela Assembleia de Deus Jardim Ouro Preto (ADJOP).

Na esfera acadêmica

Fonseca é graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros, mestre em Produção Vegetal pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e, possui doutorado em Desenvolvimento Regional na UFT - Universidade Federal do Tocantins. O autor possui mais de 30 artigos científicos, publicados em periódicos indexados. Sua principal linha de pesquisa abrange as ferramentas de Geoprocessamento.

No âmbito ministerial

O autor esteve em um campo missionário, no distrito de Cachoeira do Manteiga, entre abril de 2008 e fevereiro de 2009, pela Assembleia de Deus Min. em Buritizeiro.

Desempenhou as funções de Diácono, Professor de Escola Bíblica Dominical e de Pré-batismo, entre fevereiro de 2010 e março de 2014, na Assembleia de Deus Maanaim (Buritizeiro e Pirapora, MG).

Serviu como Diácono, Líder de Jovens, Professor de Escola Bíblica e de Preparatório para Batismo, entre abril de 2014 e janeiro do ano de 2018, na Assembleia de Deus Missão (Diamantina, MG). Ministrou várias palestras, pregações e estudos bíblicos em diversas congregações deste campo.

Sites do autor:

www.fonsekageo.com.br e samuelfonseca.com.br