Segurança de Serviços em Nuvem na Prática

Utilizando a ISO 27017 em Empresas no Brasil

Por Hélio Watanabe

Engenharia Da Computação, Cibernéticos, Arquitetura De Computadores, Informática, Engenharia E Tecnologia

Esta página foi vista 124 vezes desde 08/02/2024

"Segurança de Serviços em Nuvem na Prática: utilizando a ISO 27017 em empresas no Brasil" é um guia prático voltado para a implementação de medidas de segurança da informação em serviços de nuvem, com foco nas particularidades do mercado brasileiro.

O livro aborda a importância crescente da computação em nuvem e os desafios associados à sua segurança, introduzindo a norma ISO/IEC 27017 como um framework essencial para o estabelecimento de controles eficazes.

A obra detalha como a ISO 27017 se encaixa no conjunto das normas ISO/IEC 27000 e por que ela é crucial tanto para provedores quanto para usuários de serviços em nuvem.

Através de uma exploração minuciosa dos controles recomendados pela norma, o autor apresenta exemplos práticos e estudos de caso que ilustram a aplicação desses controles no contexto empresarial brasileiro.

O livro também mergulha nas nuances legais e regulatórias do Brasil, incluindo a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), oferecendo insights sobre como esses aspectos influenciam na gestão da segurança da informação.

Além disso, são discutidas questões críticas como gerenciamento de riscos, governança corporativa em TI e conformidade legal.

Edição 1 (2024)
Tipo de papel Couche 150g

Hélio Watanabe

Biografia do Autor:

Explore a fascinante jornada de Hélio Watanabe, um engenheiro brasileiro, cuja paixão e perícia em tecnologia, gestão e inovação o levaram a uma carreira global de destaque. Nascido em São Paulo e formado em Engenharia Eletrônica pela Escola de Engenharia Mauá, Watanabe desenvolveu uma carreira internacional, trabalhando em empresas na Bélgica, Finlândia e China.

Especializado em Gestão Empresarial, Marketing, Coaching, Compliance e Segurança Cibernética, Watanabe não é apenas um líder, mas também um profissional altamente qualificado, detentor de uma série de certificações de prestígio:

· Certificações pela ITCERTS, incluindo CISCO (Chief Information Security Compliance officer), CISO (Chief Informtion Security Officer), CISM (Chief Information Security Manager), ISO27001:2022 Lead Implementer, DPO, ISO31000 Risk Management Foundation, ISO/IEC 37301 Compliance Management Foundation, ISO/IEC 38500 IT Governance Foundation, GRC Governance Risk and Compliance, NIST Implementer Professional, NIST Framework Foundation, NIST Privacy Framework Foundation, CSIRT Foundation (Computer Security Incident Response Team) e Gestor de Privacidade.

· Certificações pela KPMG Business School, Ambipar/VG, ANBIMA, FGV, Exemplar Global, CertiProf e QACADEMY, incluindo Compliance, Master ESG, ESG no Mercado Financeiro, Coaching e Mentoring, ISO/IEC27001:2013 Auditor Interno, ISO22301:2019 Auditor Interno, Lead Auditor ISO27001 e ISO27701,Auditor Interno SGI (ISO9001:2015/ISO14001:2015/ISO45001:2018), ISO37001:2016 Auditor Interno e ISO56002:2019 Auditor Interno.

· Certificado pela Board Academy nos Programas de Formação: Board Starter, ESG Starter, AI On Board e Lean Governance.

Sua habilidade única de gerenciar projetos complexos, juntamente com uma visão estratégica em Tecnologia, Marketing, Compliance e Planejamento, solidificou sua posição como um líder consistente. Esta biografia oferece um vislumbre de suas conquistas e do impacto que ele teve em diversas empresas de renome, transformando desafios em oportunidades e inovando em cada passo do caminho.

Atualmente atua como Conselheiro Consultivo e Advisor em Cibersegurança em Startups, Fintechs e algumas Empresas Familiares.

HMW Sluções: hmwsolucoes.com.br