Superando o medo com atenção plena

Criatividade, trabalho e sonhos

Por Jideon francisco marques

Orientação, Aconselhamento, Desenvolvimento Humano, Autoajuda

Esta página foi vista 293 vezes desde 11/12/2022

Introdução

Sylvia sempre soube como era viver com medo. Quando ela estava crescendo, seus pais frequentemente discutiam. Seu pai ficava com raiva e bebia demais enquanto sua mãe se escondia no quarto, mas Sylvia podia ouvi-la chorar enquanto as portas batiam. Não foi até que ela se tornou adulta e se mudou que eles finalmente se divorciaram. A essa altura, Sylvia mantinha um relacionamento próprio com um jovem gentil e inteligente, mas muitas vezes se sentia ansiosa perto dele. Sempre que ele se oferecia para levá-la ao trabalho ou quando lhe comprava um presente, ela sentia o coração bater forte e as mãos começavam a suar. Ela não tinha ideia de por que se sentia assim. Mas quando ele a pediu para morarem juntos, ela sentiu tanto medo que começou a tremer toda. Tudo o que ela queria era fugir. E então ela disse a ele que o relacionamento deles tinha que terminar.

Do que Sylvia tinha medo? Ela estava com medo de compromisso? Ou era algo que ela nem sabia, algo que não tinha nada a ver com o namorado? As experiências de Sylvia com relacionamentos quando criança não foram muito positivas e ela aprendeu desde cedo a ter medo deles. Para ela, eles só faziam as pessoas infelizes. E embora ela soubesse como se sentia, ela desconhecia completamente a verdadeira causa desse medo ou o que poderia fazer a respeito. Ela sentia medo perto do namorado, então fazia sentido culpá-lo por seus sentimentos. Ela lidou com seu medo evitando-o, mas ele nunca foi embora.

O sentimento de medo é familiar a todos, seja medo de compromisso, medo do fracasso, medo da mudança ou medo da rejeição. Embora o medo seja uma resposta comum e natural, ele também pode se tornar debilitante, afetando nossa capacidade de dormir e trabalhar, de fazer as coisas que queremos e de desfrutar de relacionamentos saudáveis; em última análise, afeta nossa saúde, impedindo-nos de viver uma vida de alegria e paz e de nos tornarmos as pessoas que deveríamos ser.

Edição 1 (2022)