Teorias da Comunicação

Por Edison Trombeta de Oliveira

Ciências Humanas E Sociais, Fotografia, Cinematografia, Fotojornalismo

Esta página foi vista 918 vezes desde 13/10/2020

O objetivo desta obra é proporcionar a você subsídios para a compreensão e a reflexão a respeito das principais teorias da comunicação, de forma a agir de forma crítica e cientificamente embasada no seu cotidiano como profissional da comunicação. São tratados os seguintes itens: a problemática das Teorias da Comunicação, as primeiras correntes das teorias da comunicação de massas, Teoria Crítica, agenda setting, gatekeeper e newsmaking, Sociedade do Espetáculo, Simulacros e Simulação, cibercultura, solidão conectada, cultura da convergência e sociedade em rede.

Edição 1 (2020)

Edison Trombeta de Oliveira

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP). Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e Aperfeiçoamento em Leitura Semiótica: Textos Didáticos, Publicitários e Literários pela mesma instituição. Atualmente é Coordenador da Equipe de Desenvolvimento e Produção de Material Didático da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) e professor do ensino superior na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec). Tem experiência nas áreas de Educação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação em Ambientes Digitais, educação a distância e educação baseada em tecnologias.