Fale com o autor

Ricardo de Souza Ferreira

0 publicações

Sobre o autor

Ricardo de Souza Ferreira nasceu em Cedro-CE no dia 16 de abril de 1985, filho de Francisco Ferreira Neves Neto (Tico) e de dona Maria de Fátima Souza Ferreira (Fafá de Totonho), in memoriam.
Provém de uma família tradicional da cidade de Cedro cujos patriarcas Sr. Antônio Alves de Souza (Totonho Alves) e dona Odete Ferreira Neves, foram um casal de respeito e de relevantes serviços prestados a esta terra.
De família católica, ainda cedo era conduzido à Igreja pelas mãos da avó dona Odete. Iniciou os estudos pré-escolares na extinta Escolinha Tio Patinhas e concluiu o ensino fundamental no Colégio São João Batista de Cedro.
Foi Presidente do Grêmio Estudantil da EEFM Gabriel Diniz, Secretário do Grêmio Estudantil e Secretário do Conselho Escolar do Colégio Estadual Celso Araújo na gestão das diretoras Maria Lizimar Teixeira Felipe e Antônia Vilalva Martins Macedo.
Realizou uma experiência vocacional na Associação dos Servos do Sagrado Coração/CV, mas, por circunstâncias próprias inerentes à vida, volta ao seio familiar e passa a colaborar com o Padre Antônio Fernandes do Nascimento, de saudosa memória, seu padrinho de Crisma.
Lecionou na Escola Ciranda do Saber e na Escola Amiguinhos da Infância, além de prestar serviços ao município de Cedro como digitador da Secretaria de Educação (2002-2008).
Trabalhou na Viação Pernambucana Transporte e Turismo Ltda. e na empresa Expresso Guanabara S/A.
Hoje, licenciando em História pela Universidade Paulista (UNIP), resolve reviver e revisitar as memórias históricas da nossa tão amada Paróquia de São João Batista do Cedro, presenteando a todos nós amantes da história e da religiosa com esta obra tão bem recomendada por S. Excia. Revma. Dom Edson de Castro Homem, nosso Bispo diocesano.
O amigo e ex-aluno Ricardo, pretendeu presentear a Paróquia com esta pesquisa tão profunda, mas, os verdadeiros presenteados fomos nós, filhos do Cedro e devotos de São João Batista.
Cabe-nos parabenizá-lo e desejar que o mesmo continue seu trabalho em prol do resgate histórico do nosso torrão querido, nosso “Cedrinho de Açúcar”.


Prof. José Charles B. do Nascimento
Professor e Historiador