Antropophagya

Por Marius Arthorius

Literatura Nacional, Poesia, Seitas e Heresias

Esta página foi vista 9190 vezes desde 05/01/2011

Ao nos depararmos com o título deste livro, logo imaginamos que nele estão contidas palavras que deixam rastros sanguinários, e nenhuma amostra vital. No entanto, é em seu título que está o que se oculta por entre as linhas desta suntuosa obra, os dois estágios em que uma pessoa pode encontrar-se durante seu ciclo terráqueo: a vida e a morte.

Marius Arthorius tem grandes semelhanças com o poeta pré-modernista Augusto dos Anjos, que deixou seu nome enraizado na história literária brasileira desde o início do século XX. Assim como Augusto, Marius é possuidor de um estilo diferenciado ao compor seus versos. Usa uma linguagem científica muito bem planejada e estruturada, com elementos que vão desde um átomo até multiversos. Além, é claro, da temática mais freqüente em seus poemas, a morte.

Inspirado no Manifesto Antropófago composto por Oswald de Andrade, o autor procura compor poemas de diversificados sentimentos aliados a criticas à sociedade, criando uma obra ímpar. Uma peculiar característica de Marius é deixar a critério do leitor a percepção de simbologias com um significado a ser compreendido.

Antropofagia. Degustação de carne humana. Aqui estão folhas impressas para não serem simplesmente lidas. Parafraseando o próprio autor: “Devore cada palavra como se estivesse em um ritual antropofágico”, onde cada naco de carne seria a absorção dos sentimentos e conhecimentos contidos nesta obra. Deixe-se compartilhar os sentimentos do autor. Viva, ame, odeie, morra. Pois como enunciaria Oswald de Andrade, Só a Antropofagia nos une. Culturalmente...

Emili Bortolon dos Santos

ISBN 978-85-922418-2-7
Edição 1 (2009)

Marius Arthorius

Mario Arthur Favretto é natural de Joaçaba, SC. Biólogo formado pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus de Joaçaba, com especialização em gestão ambiental pela Universidade Católica Dom Bosco, e mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná. Sob o pseudônimo de Marius Arthorius já publicou os livros de poemas Antropophagya, Antropophagya Addendum, Emili meae laudes e Alegorias da Existência, os livros de contos de terror Necrophagya e Deicídio e o romance Sociedade Insana.

Na área da biologia é autor, coautor e/ou organizador dos livros "Sobre a origem das Aves", "Orquídeas e bromélias do Vale do Rio do Peixe, Santa Catarina, Brasil", "Parque Natural Municipal do Rio do Peixe, Joaçaba, Santa Catarina - Vol. 1 - Fauna de Vertebrados", "Parque Natural Municipal do Rio do Peixe, Joaçaba, Santa Catarina - Vol. 2 - Plantas Epífitas", "Borboletas e mariposas de Santa Catarina: uma introdução", "Orquídeas e bromélias do oeste de Santa Catarina, Brasil", "Aves do Brasil, vol I: Rheiformes a Psittaciformes" e "Aves do Brasil, vol. II: Passeriformes.

Também é autor de mais de 60 artigos e notas científicas originados de pesquisas na área da ornitologia, entomologia, herpetologia, mastozoologia e ecologia.

Publicações relacionadas