Assessor de Imprensa

Fonte qualificada para uma boa notícia

Por Rodrigo Capella

Linguística, Diversos, Literatura Nacional

Esta página foi vista 17139 vezes desde 05/01/2011

Ainda continua atual a discussão que esta importante obra do jornalista, assessor de imprensa e escritor Rodrigo Capella propõe: os limites no relacionamento entre assessores de imprensa e jornalistas. O autor aborda a fundo o tema: pesquisou a literatura disponível e foi a campo. Munido de gravador e muitas perguntas, ele travou contatos com experientes colegas de redação e de assessorias de imprensa, além de estudiosos sobre o assunto, para investigar até quando o trabalho de um pode ajudar no de outro, sem ultrapassar os limites éticos. Neste livro, Rodrigo Capella revela, por exemplo, que algumas barreiras foram superadas, mas ainda há um bom caminho a percorrer, com a profissionalização e o respeito entre colegas. A contribuição de “Assessor de imprensa: fonte qualificada para uma boa notícia” é justamente mostrar que jornalistas de redação e de assessoria devem transpor a barreira do “balcão” e caminhar lado a lado em favor da notícia e do interesse da sociedade.

(Profa. Dra. Marli dos Santos)

Edição 1 (2009)

Rodrigo Capella

Rodrigo Capella é escritor, palestrante, poeta e jornalista, pós-graduado em comunicação jornalística. Publicou o primeiro livro, intitulado “Enigmas e Passaportes”, com apenas 16 anos,

e não parou mais. Ao longo da carreira, lançou o polêmico “Como mimar seu cão” e o bem-sucedido “Transroca, o navio

proibido”, que está sendo adaptado para o cinema pelo diretor gaúcho Ricardo Zimmer.

Em 2007, publicou dois livros: “Poesia não vende”, que traz depoimentos de Ivan Lins, Moacyr Scliar, Carlos Reichenbach, Sergio Ferro, Bárbara Paz e Frank Aguiar, e “Rir ou chorar”, que

desvenda os bastidores do cinema brasileiro e traz a biografia do cineasta Ricardo Pinto e Silva. Capella é também co-roteirista do curta-metragem “Primeira

Vez”, que ganhou dois prêmios importantes: melhor curta na

categoria voto popular da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2006 e menção especial do juri no Festival de

Gramado 2007.

Colabora com vários jornais brasileiros, escrevendo crônicas, contos e críticas literárias, e suas obras são, constantemente, comentadas pelos principais veículos, de Norte a Sul.

Criou a comunidade "Dicas para publicar um livro", a maior do Orkut com conselhos e orientações para você publicar o primeiro, segundo ou décimo livro. E-mail: capella.rodrigo@gmail.com

Comunidade Clube de Autores: clubedeautores.ning.com/profile/RodrigoCapella