Manual do Cavaleiro Cristão

Enchiridion Militis Christiani

Por Erasmo de Rotterdam

Código do livro: 592065

Historiografia, Bíblias, Bíblia, Religião, Geografia E Historia, Ciências da Religião

Esta página foi vista 646 vezes desde 12/09/2023

O Enchiridion, ou "Manual do Cavaleiro Cristão", uma obra clássica do cristianismo, é uma criação notável do humanista renascentista Erasmo de Roterdã. Publicado no século XVI, o Enchiridion ganhou enorme popularidade em seu tempo e continua a ser uma peça fundamental da literatura cristã.

A obra é um manual que visa orientar um soldado iletrado em direção a uma mentalidade digna de Cristo. Erasmo pressupõe que o leitor está cansado da vida na corte, um tema comum na literatura da época, e interrompe seu trabalho teológico para atender ao pedido de instrução de um amigo. Ele escolhe o título "Enchiridion," que significa tanto "punhal" quanto "manual" em grego, para manter um estilo militar.

Dentro dessa estrutura, Erasmo desenvolve seu programa teológico, chamando os cristãos a retornar às Escrituras e compreendê-las em sua pureza e significado original. Ele enfatiza a importância do estudo dos antigos, oradores, poetas e filósofos, especialmente Platão, para essa compreensão. Erasmo critica a religião ritualística e a observância cega de cerimônias, argumentando que é mais valioso entender profundamente um versículo dos salmos do que realizar muitas cerimônias sem sentido. Ele também critica os monges por contribuírem para a deterioração da fé ao enfatizar cerimônias insignificantes em detrimento da verdadeira fé e caridade.

Uma das características notáveis do "Enchiridion militis christiani" é a ênfase na simplicidade e na interiorização da fé. Erasmo argumenta que a verdadeira devoção cristã não está necessariamente associada a rituais extravagantes ou práticas externas, mas sim à sinceridade do coração e à busca constante pela virtude.

Edição 1 (2023)