Maria

ou os Erros da Mulher

Por Mary Wollstonecraft

História & Teoria, Estudo Dos Generos, Costumos E Tradição, Ficção, Ciências Humanas E Sociais, Ciência Política

Esta página foi vista 188 vezes desde 16/02/2024

"Maria: ou Os Erros da Mulher" é o romance inacabado da feminista britânica do século XVIII, Mary Wollstonecraft. Famosa por seu tratado político "Uma Reivindicação pelos Direitos da Mulher" (1792), Wollstonecraft cria, neste romance, uma narrativa que retoma e aprofunda suas discussões políticas e sociais.

A trama filosófica de "Maria: ou Os Erros da Mulher" gira em torno da história de uma mulher aprisionada em um hospital psiquiátrico por seu marido, que buscava se apropriar de sua fortuna. Em sua luta contra a injustiça que sofrera, ela gradualmente constrói uma relação com sua carcereira, Jemima, e com Darnford, também encarcerado injustamente. No centro da narrativa estão os "erros da mulher" na sociedade, e a estrutura moral, política e legal da Grã-Bretanha do século XVIII que protegia os homens em detrimento à liberdade das mulheres.

A originalidade da forma narrativa em "Maria", que alterna entre a primeira pessoa e a narrativa onisciente, transcende a mera inovação literária, tornando-se uma manifestação poderosa de resistência política e uma voz proeminente na luta pela emancipação feminina no século XVIII.

O clímax do enredo com um Apelo ao Divórcio não é apenas uma decisão ousada, mas um desafio direto às estruturas legais e sociais da época. Wollstonecraft usa a narrativa como uma ferramenta para questionar e confrontar as normas opressivas, propondo uma alternativa radical que busca libertar as mulheres da prisão institucionalizada do casamento.

Edição 1 (2024)