O legado

ou A fantástica máquina de picotar plágios

Por Joanim Pepperoni, PhD

Paródias, Humor, Ficção

Esta página foi vista 495 vezes desde 22/08/2022

"O legado" - ou "A fantástica máquina de picotar plágios" - tem como enredo um certame literário promovido pelos patriarcas da literatura cocanhesa - Dom Porcinato e Dom Paviânico -, para a escolha do/a seu legítimo/a sucessor/a. Ao longo dos 5 atos canônicos, desfila a exótica fauna dos excretores cocanheses em busca dessa honraria. Há muita confusão, dentadas, beliscões, discursos, fardas azuis, explosões e comilanças, mas o que se destaca é a engenhoca desenvolvida por Joanim Pepperoni e seus sobrinhos - Joanim Farofa & Pepe Caruncho -, para a triagem dos textos inscritos. O desfecho é surpreendente...

A obra é uma coprodução entre a Prensa de Torresmos Cantina do Frei, os Estúdios Literários do Observatório Colonial e a Morcilha Books.

Edição 1 (2022)

Joanim Pepperoni, PhD

Joanim Pepperoni nasceu no País dos Tolos e vive há dois quintos de um século na Terra da Cocanha. Cientista renomado, é PhD em Etnomilhografia, Carunchologia, Arqueologia de Sabugos, Cosmogonia de Milharais, Cronologia de Moinhos, Estratigrafia de Tulhas, Sedimentologia de Polenta, Densitometria de Farinha, Ph de Pipas, Água para Vinhos, Nanetecnologia, Genética de Perdizes, Mescolosinestesia, História Geral do Polentariado, Sabugologia, Topografia de Parreiras, Pátina de Matusalém, Panelaços na varanda, Bovid-17 etc.

Já obteve prêmios importantes, como o Mortita Cárter, o Polentzer, o Nane que Faz, o Ignóbel de Literatura, o Méscola de Ouro e o ARIgó. Em 2012, foi campeão de arremesso de polenta e, em 2014, classificou-se para as seminifinais das Olim-piadas Coloniais de Polentawood D.C. É campeão interplanetário de corrida de saco e prova da Cuccagna. É membro vitalício do Arrotary Club e possui in vitro uma amostra da terra do lote em que seu umbigo foi enterrado após o nascimento.

Considera-se alguém em eterna odisseia pela Terra da Cocanha, com o propósito de compreender essa civilização exótica equilibrada no alto de uma montanha de farinha de milho.

Publicações relacionadas