Rita Vericio

0 publicações

Sobre o autor

Sou estudante de mestrado em tecnologia na educação, gosto de pesquisas de ancestrais, Cristã evangélica, casada, mãe de meninas e amante dos pets!
A minha jornada na Educação iniciou com a formação no curso do magistério, em nível médio em um Projeto da rede estadual. Durante o governo de Orestes Quércia (1987 a 1991) foi criado, pelo Decreto Governamental nº 28.089 de 13 de Janeiro de 1988, no âmbito da Rede Estadual de Ensino, os Centros Específicos de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério. Em Guarulhos foi criada a primeira turma do CEFAM em 1.988, participei então, da primeira turma que conclui os estudos no ano de 1.991. Iniciei minha carreira do magistério inscrita na rede Estadual como Professora Eventual e lecionando em uma escola particular de porte pequeno, até que me fixasse na rede estadual como Professora contratada. Após cinco anos lecionando em séries iniciais, surgiu então a primeira experiência como Professora Coordenadora Pedagógica no ensino fundamental.
No final do mês de setembro do ano de 2001, mediante aprovação de concurso, assumi como professora de ensino fundamental I na Prefeitura de Guarulhos, e no ano seguinte, após processo seletivo interno (avaliado memorial, prova escrita e entrevista) assumi como Professora Coordenadora Pedagógica de unidade de Creche (0 a 3 anos).
Em 2.007, novo processo seletivo (prova com questões e redação), mediante aprovação assumi como Vice-Diretora, atuando em três unidades diferentes ao longo do tempo.
Em 2009, surgiu a oportunidade de participar de concurso aberto para Supervisão Escolar, mediante aprovação e bem classificada assumi o cargo fazendo parte do grupo de 25 Supervisores Escolares ingressantes no ano de 2010 e continuo até o presente momento.
Durante essa jornada, optei por estudar e continuar participando por formações e hoje possuo Graduação em Pedagogia pela FIG (2001), sou habilitada em Administração Escolar e Orientação Educacional., Pós-Graduada Lato-senso em:
 EDH - Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP;
 Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do ABC – UFABC (2018);
 Docência do Ensino Superior – Universidade Cruzeiro do Sul
 Atendimento Educacional Especializado (Educação Especial e Inclusiva) - UNICESUMAR
 Praticas educativas: Criatividade, Ludicidade e Jogos - FATAC Faculdade de Tecnologia alpha Channel
 Educação em Foco – Faculdade ITEQ Escolas
 Direito Educacional – FATAC Faculdade de Tecnologia alpha Channel.
Os cursos de pós-graduação foram bem satisfatórios devido a escolha de temas que constantemente utilizo como orientação paras as equipe gestoras que enfrentam dificuldades como: as diferenças, relacionamento e respeito com o próximo (docente e discente), a educação inclusiva que está em pauta na melhoria da qualidade desse atendimento respeitando o grau de dificuldade de cada indivíduo e a contribuição da educação para a superação dos obstáculos dos educandos que possuem algum tipo de deficiência e o uso da tecnologia como aliada para o processo educativo.
Em especial cabe mencionar que motivados devido aos conhecimentos adquiridos pelo Curso de pós-graduação “Ciência e Tecnologia” ofertada pela Universidade Federal do ABC e pelas disciplinas disponibilizadas pelo referido curso proporcionaram conhecimentos que despertaram o interesse por intensificar o uso da tecnologia reconfigurando os espaços e a postura do professor em favor a aprendizagem dos alunos do ensino público. Nessa sintonia, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, depois um artigo e por fim a publicação de um livro nos contemplando sobre o ensino híbrido, enquanto modelo de educação formal subdividindo o estudo em duas etapas.: investigação e sugestão de um modelo com a implantação da abordagem híbrida nos anos finais, em especial, no 5ºano do Ensino Fundamental.
O período pandêmico do Covid-19 nos trouxe a experiencia do preparo e atuação das aulas e reuniões e formações para os discentes on-line, de enxergar o educando no contexto dentro e fora da escola e de avalia-los de forma mais personalizada respeitando as diferenças sociais e econômicas. E descobrimos que o tempo é de uma ampla discussão sobre um código de ética acessível a todos e permitiu a participação no livro AS TICS E TEMAS MULTIDISCIPLINARES DA EDUCAÇÃO com o artigo "A TECNOLOGIA NAS ESCOLAS MEIO A PANDEMIA DO COVID-19: Uso do modelo remoto e o papel da equipe escolar".
Selos de reconhecimento
Autor virou assunto
Autor teve uma notícia publicada sobre ele
Notícias sobre o autor e suas obras