Saulo Soares

0 publicações

Sobre o autor

Saulo Soares Monteiro de Carvalho, nascido em Piraí (RJ), poeta, cronista, contista e compositor. Atual Presidente da Academia Literária de Piraí e Membro Correspondente da Academia Bonjesuense de Letras, de Bom Jesus do Itabapoana (RJ). Eleito, em 2024, para Membro Correspondente da Academia Volta-Redondense de Letras.
Em 2018 publicou Lastro, seu primeiro livro de poemas e, em 2020, Gerúndio, também no gênero poesia. Em 2023 publicou seu primeiro livro de Contos – O Facão e Pequenos outros Contos da Alma – pela Editora Patuá, de São Paulo, com lançamento na FLIP, de Paraty (RJ). Colabora com jornais e revistas. Participou de diversas coletâneas em variados gêneros literários.
Participante das Feiras Literárias de Resende (RJ), Valença (RJ), Piraí (RJ), Feira do Livro de Vassouras (RJ), da FlicBonjê, de Bom Jesus do Itabapoana (RJ). Em Volta Redonda participou da Bienal do Livro de Volta Redonda e das edições do SARAU CONVERSO.
Vencedor do 33º Festival de Música de Piraí. Obteve a 3ª colocação em seu conto de estreia – O Facão - no Concurso de Contos do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, Rio Claro (RJ).
Seu poema Malabares foi publicado na Antologia Parem as Máquinas, do Selo Off Flip, de Paraty (RJ). Selecionado nos 3 gêneros literários - CONTO, POESIA E CRÔNICA - para o Prêmio Off Flip de Literatura 2021, sendo um dos finalistas na categoria Poesia. Na edição de 2022 do referido Prêmio, participa da antologia nas categorias Poesia e Conto e na de 2024, no gênero Poesia.
Vencedor do “Prêmio Olho Vivo 2022”, da cidade de Volta Redonda (RJ), na categoria Poesia, Juri Técnico. E, em 2023, integrou a ANTOLOGIA CASA GUETO, Editora Patuá.
Seu poema Café, do livro Gerúndio, consta do número 1 da Revista Arigó, da Academia Volta-redondense de Letras. Também em Volta Redonda, teve seu poema “Volta Redonda, 9 de novembro”, no roteiro da peça teatral apresentada pela Cia Arte em Cena, “A Dança do Aço – O amor que forjou Volta Redonda”, de Direção da Acadêmica da AVL, Stael de Oliveira.
Artista do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, de Rio Claro (RJ), participou recentemente de 2 vídeos institucionais com seus poemas “Paina” e “Anamnese”.
Ministra palestras sobre o Fundador da Academia Brasileira de Letras, Lúcio de Mendonça e sobre o Poeta Fagundes Varella.
Selos de reconhecimento
Biografia bem definida
Sua página biográfica tem foto e um texto com pelo menos 300 caracteres sobre o autor