Go_to_top Bar
Seu carrinho está
vazio
Olá

Clube de Autores é a maior comunidade de autopublicação da América Latina. Inicie agora!

Livro ODETE

PEDAGOGIA SOCIAL DO “NOME PRÓPRIO”

Por: HIRAN PINEL Denunciar

Ajaxloader
por
R$ 34,79

Sinopse

O livro trata-se de uma tentativa (relativamente ousada) de produzir um “discurso psico-pedagógico-social” para a Pedagogia Social e Educação Inclusiva não escolar (e com isso os educadores sociais) a partir de um filme, aclamado como Cult, cujo título é “Odete” (Portugal; 2005; direção de João Pedro Rodrigues). Dessa película, atuamos cientificamente, considerando que o tema “luto”, criado por uma morte concreta e por mortes simbólicas – como o rompimento de laços afetivos. Visamos também seus efeitos nos vivos, ou os “mortos em vida”. Pensamos que esse tema, individual, familiar, grupal, social possa vir a ser um espaço-tempo de intervenção objetivando minimizar sofrimentos e dores psicossociais - sem desprezar as dores individuais. Esses sofrimentos são advindos das experiências de morte e do morrer – em situações dramático-sociais ou melodramáticas individuais e grupais que abarcam uma comunidade, sua cultura, sua história e modos de lidar com defuntos e mortos, e o impacto dentro “da gente” (processo subjetivo na objetividade do mundo).

Um dos caminhos possíveis, se trata do simbolismo que traz o termo “Nome Próprio”, próprio nome, algo como um processo vivido de “auto-nomeação-viva” – de gente que é sendo si-mesma junto ao outro no mundo das possibilidades quase sempre efêmeras de identificar-se diante da morte do outro e ou do processo natural de vir morrer – “a gente” mesma falecer, terminar-se. Odete é um personagem que clama pelo resgate de seu nome, deseja ser-si-mesma diante do outro.

Esse livro emergiu da linha de pesquisa “Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas” que compõe o complexo e rico mosaico dos cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado em Educação, do Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo – CE/ PPGE/ UFES.

Categorias: Ciências Humanas E Sociais, Educação, Psicologia, Morte & Morrer, Psicologia Clínica, Psicologia Social
Palavras-chave: cinema, educação, inclusão, luto, morte, pedagogia-social

Características

Cover_front_perspective
Número de páginas: 106

Edição: 1(2016)

ISBN: 978-85-903368-5-3

Formato: A4 (210x297)

Coloração: Preto e branco

Acabamento: Brochura s/ orelha

Tipo de papel: Offset 75g

Reconhecimento

Mais publicações desse autor

Comentários - 1 comentário(s)


Samuel Marini - ArteSam
Olá Hiran, tudo bem? Faço serviço de conversão epub, capa, solicitação de ISBN, providência de ficha catalográfica, revisão, book trailer, e outros... Caso tenha interesse, fale comigo. Meu site - www.artesam.com - e-mail: [email protected] - página no facebook: www.facebook.com/artesambr
Quinta às 14:18

Como funciona

Passo 1

Você publica seu livro online, gratuitamente.

Passo 2

Você diz quanto quer receber de direitos autorais.

Passo 3

Nós vendemos e você recebe o dinheiro por depósito direto na sua conta.

Serviços profissionais

Conheça nossos serviços

São vários serviços para auxiliá-lo em sua obra:

Depoimentos

"Quero agradecer aqui ao Clube de Autores por seu cuidado no envio dos livros. Todos chegaram no tempo certo! E a embalagem? Nossa! Muito bem embalados, parecendo um bem mais precioso e são, em se tratando de um livro. Ou melhor, o meu livro editado! Quero agradecer também pela pontualidade com ..."

Rosane Silveira

Formas de Pagamento (até 12x)

Segurança

Print


Clube de Autores Publicações S/A   CNPJ: 16.779.786/0001-27

Rua Otto Boehm, 48 Sala 08, América - Joinville/SC, CEP 89201-700