Sementes do Conservadorismo brasileiro

Código do livro: 511970

Política Prática, Movimentos, Democracia, Filosofia, Ciência Política

Esta página foi vista 1052 vezes desde 04/01/2023

Até pouco tempo o tema conservadorismo foi muito debatido e discutido, ora associando-o às origens das mazelas sociais, ora buscando-o em fontes estrangeiras, para dar-lhe um sentido mais teórico e filosófico. Mas, afinal, o que seria o conservadorismo, donde ele se origina e como se expressa na realidade sociocultural brasileira?

Após alguns anos de reflexão e estudos, o presente livro busca dar início a uma sistematização do conservadorismo brasileiro, usando de referências históricas, literárias e comportamentais do Brasil.

O conservadorismo brasileiro não está fundado em premissas teóricas ou doutrinárias, embora estas em algum momento possam ter servido, vagamente, para orientar alguma postura ou comportamento. Pelo contrário: o nosso conservadorismo primeiro surge como experiência real, para só depois ser objeto de análise, teoria e especulação intelectual.

Como já dizia Camões, a disciplina militar é aquela que se aprende "vendo, tratando e pelejando", e não "na fantasia, Sonhando, imaginando", da qual, ao que parece ao longo de nossa formação, não foi apenas a disciplina militar que assim foi encarada.

O conservadorismo brasileiro não se restringe a um modo de ser atribuído a uma pretensa direita. Por ter raízes longínquas e por se reiterar até os dias de hoje, pode-se considerá-lo como peculiaridades de um povo, que devem ser aceitas e melhor direcionadas, em vez de combatidas ou de sobrepô-las, em vão.

Àquele que se sentir ofendido com o que foi dito, a obra convida-lhe para a discussão

ISBN 978-65-5392-800-8
Edição 1 (2023)