Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua
experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você
concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa
Política de Privacidade.
Douglas Fersan é sociólogo, historiador, educador, pedagogo e escreve artigos sobre Umbanda e cultura afro-brasileira, publicados em jornais e também na web, em blogs e sites especializados no assunto.
Seus escritos primam pela clareza das ideias e também pela forma imparcial e até mesmo crítica com que aborda os assuntos.
"Um conto da Bahia", seu primeiro livro publicado, conquistou admiradores em todo o país, embora, segundo o próprio autor, sua preferência seja escrever artigos reflexivos sobre a Umbanda, sempre sob um prisma sociológico e com vistas a tirar o véu de ignorância e preconceito com que essa religião e as correlatas são vistas.
Seu segundo livro, "Sàngó" aborda um lado pouco explorado pelos autores espiritualistas: a chamada esquerda, o mundo dos exus, também sem perder o prisma histórico e a linguagem cativante, que prende o leitor do início ao fim. O autor prepara um novo livro, esse totalmente voltado para o lado antropológico, histórico e sociológico dos cultos afro-descendentes: "Visão Sociológica do Culto Umbandista" aguarda publicação. É possível conferir vários de seus artigos no blog Umbanda em Debate (http://umbandaemdebate.blogspot.com) e Pensamento em Debate (http://pensamentoemdebate.blogspot.com).