Carlos Machado (Gyasi Kweisi)

0 publicações

Sobre o autor

Carlos Eduardo Dias Machado (Gyasi Kweisi Mpfume) possui graduação (2003) e licenciatura (2004) e mestrado em História Social (2009) pela Universidade de São Paulo (USP) e teve como orientador o professor doutor Dario Horacio Gutiérrez Gallardo da FFLCH-USP. O tema da dissertação de mestrado foi: População negra e escolarização na cidade de São Paulo nas décadas de 1920 e 1930.

É alumni da International Fellowships Program - IFP (Fundação Ford), foi consultor da Editora Moderna na área de história da África e dos afrobrasileiros.

Atua na área de ensino desde 1999 e trabalhou em instituições como Bradesco, Bank Boston (atual Banco Itaú), Projeto Travessia e nas Secretarias Municipal e de Estado da Educação de São Paulo. Foi arte-educador no Projeto Travessia, do Projeto Pra Ler no Museu da Língua Portuguesa, escritor de livros de divulgação científica, palestrante na Fundação Roberto Marinho (Projeto A Cor da Cultura), Fundação Cultural Palmares (Ministério da Cultura), Institutos Federais pelo Brasil, Universidade de São Paulo (USP), Unicamp, Unesp, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal do Paraná, Universidade Estadual da Paraíba, professor em cursos de extensão universitária, na Ação Educativa, Faculdade São Judas e na Secretaria de Educação de Guarulhos.

É autor do livro Escritor dos livros População negra e escolarização na cidade de São Paulo nas décadas de 1920 e 1930 (Novas Edições Acadêmicas, 2016); Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente (Fundação Cultural Palmares/MinC, 2015); Gênios da Humanidade – Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente (DBA Editora, 2017) e Wakanda Para Sempre! Tradições Africanas Milenares Para Entender o Filme Pantera Negra (Amazon, 2019), professor de educação básica da SME-PMSP e articulista da Revista Raça Brasil. Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: branquidade, políticas públicas, negros; relações raciais; negros na ciência, tecnologia e inovação, ações afirmativas, diáspora africana, ações afirmativas e história da África.
Selos de reconhecimento
Autor virou assunto
Autor teve uma notícia publicada sobre ele
Biografia bem definida