Denise da Vinha Ricieri

0 publicações

Sobre o autor

Fisioterapeuta, docente do ensino superior desde 1987, construí minha carreira clínica sobre o diferencial de oferecer mais e de buscar evidências para meus resultados, mesmo em uma época que nem se falava de práticas baseadas em evidências. A docência começou com a paixão pela pesquisa e pela oportunidade de explorar meu lado cientista em favor daquilo que precisava, na atuação clínica da Fisioterapia Respiratória. No final da década de 1990 conheci e fiz uma capacitação para a metodologia Problem Based Learning/PBL (dava aulas em um curso de Medicina) e isso foi meu primeiro divisor de águas! Fazia todo sentido... A partir de então, decidi que me dedicaria à carreira docente, unicamente, com foco nas pesquisas clínicas e no desenvolvimento de melhores repertórios para minhas aulas.

No início dos anos 2000 já trabalhava com alguns módulos das disciplinas no formato de problematização prática até que, em 2006, fiz minha capacitação na metodologia de aprendizagem baseada em projetos ou Project Based Learning. Essa nova perspctiva didática impulsionou minha certeza de que o futuro era dessas "tais metodologias diferentes" porque os resultados que eu colhia em sala de aula eram sensivelmente melhores, em desempenho de aprendizagem dos estudantes. Foi assim que, passo a passo, fui buscando novas formações, aplicação do que aprendia dentro da sala de aula, ajustes, desenvolvimento rastreado de materiais de planejamento e execução didática, até que uma formação em Design Thinking me levou, definitivamente, para o design de trilhas/rotas de aprendizagem.

Exerci cargos de elaboradora e revisora do ENADE, assim como de avaliadora de cursos superiores e instituições, junto ao Inep/MEC. Essa experiência alinhou as necessidades de mudanças didáticas na sala de aula ao encontro de modelos capazes de obter conceitos melhores (e maiores) face às avaliações externas de curso. Esse é o diferencial, de mais de 30 anos de carreira docente, que trago como autora de textos e livros para compartilhar com professores que desejam alinhar suas práticas às necessidades do século 21.
Selos de reconhecimento
Autor virou assunto
Autor teve uma notícia publicada sobre ele
Biografia bem definida
Sua página biográfica tem foto e um texto com pelo menos 300 caracteres sobre o autor

Site oficial do autor

Insights Docentes (Instagram)
https://www.instagram.com/i...