Jeff Ferreira

3 publicações

Sobre o autor

Nasci no final dos anos 1980 na ensolarada Umuarama, no interior do Paraná. Ainda na infância, me mudei para o estado de São Paulo, também no interior, agora em Jaguariúna. E foi aqui, nesta cidade, que me graduei em Engenharia de Controle e Automação, mas o que mais interessa é que foi aqui nesta cidade que publiquei meu primeiro livro. Isso no ano de 2012.
Jeff Ferreira nasceu de família nordestina, por parte de sua mãe, e polonesa, por parte de seu pai. Ainda na infãncia se mudou para o interior de São Paulo, na cidade de Jaguariúna, quando seus pais se mudaram de estado em busca de melhores condições de vida e oportunidades de emprego. Na Faculdade de Jaguariúna (na época FAJ) se formou em Engenharia de Controle e Automação no ano de 2013.

Em 2012 lançou seu primeiro livro: Manguebit - A Revolução da Lama, narrando a cena musical pernambuca do manguebeat do início dos anos 90. Em 2014 criou o portal Submundo do Som onde passou a publicar resenhas de discos e entrevistas com artistas do circuito underground. Em 2017 converteu suas primeiras entrevistas em seu segundo livro: Submundo do Som Entrevistas - Ano Um. Em 2018 publicou o livro que o destacou no cenário nacional da literatura Hip Hop, a obra 30 Anos do Disco Hip Hop Cultura de Rua.

No ano de 2021, Jeff publicou seu quarto livro, a biografia da Rapaziada da Zona Oeste, com Assim Que É - A História do RZO. Com este livro, Jeff cria a Editora Dando a Letra ao lado de Paulo Brazil (Salvador - BA) e Gagui IDV (Pelotas - RS) e passa a atuar como editor, capista, ilustrador e tradutor. Ainda em 2021, Jeff Ferreira estreia como tradutor e ilustrador. Sua primeira tradução foi a do livro Rap de Acá, do pesquisador argentino Martín Alejandro Biaggini, publicado em português pela Dando a Letra. As ilustrações foram para a obra Histórias, Registros e Escritos, livro de contos de Paulo Brazil.

Em 2022 Jeff Ferreira publica três livros: Cabe Em Um Olho e Pesa Uma Tonelada, seu primeiro compilado de contos; Trap É Hip Hop? - As Metamorfoses do Rap, o primeiro livro sobre o trap no Brasil; e Pelusa - Diego: Armando o Maradona, a biografia do lendário camisa 10 argentino.

Em 2023 o autor lança mais uma biografia, esssa do rapper gaúcho DIMC com o livro DIMC: Sobrevivente - A História de Elder Teles, e publica seu primeiro romance, o livro O Agiota.

Livros publicados:
Manguebit - A Revolução da Lama (2012)
Submundo do Som Entrevistas - Ano Um (2017)
30 Anos do Disco Hip Hop Cultura de Rua (2018)
Assim Que É - A História do RZO (2021)
Cabe Em Olho E Pesa Uma Tonelada (2022)
Trap É Hip Hop? - As Metamorfoses do Rap (2022)
Pelusa - Diego: Amrando o Maradona (2022)
DIMC: Sobrevivente - A História de Elder Teles (2023)
O Agiota (2023)
Selos de reconhecimento
Autor do Clube de Autores