L Domingos Dalabilia

1 publicação

Sobre o autor

Loreni Domingos Dalabilia (L.DOMINGOS DALABILIA) é gaúcho estabelecido em São Paulo-SP, advogado e escritor, também graduado em História, Filosofia, Pedagogia. Atualmente, aos 61 anos, cursa o 5º período de Psicologia na FMU-São Paulo. Além da atividade da advocacia ao longo dos últimos 37 anos, tem se dedicado à reflexão sobre a arte através da escrita, especialmente no contexto que envolve a criança "diferente" e o idoso, bem com a exclusão psicológica e jurídica que sofrem os "cuidadores informais" (ou cuidadores fraternos de incapacitados).
Em síntese, no seu contexto cultural procura destacar como a escrita criativa pode ser uma ferramenta poderosa para o autoconhecimento e a inclusão social de crianças, adolescentes ou pessoas idosas.

Em seu trabalho, questiona a lacuna jurídica existente quanto aos direitos dos cuidadores informais (familiares).

Tem um livro sobre Solidariedade na Editora LC Editorial, em acabamento final, com previsão de publicação em setembro/2025, intitulado "Quando a solidariedade virar lei".

Quanto às pessoas idosas tem publicado artigos que tratam da preservação da memória (reserva cognitiva) e a expressão de emoções através da construção de narrativas que promovem a saúde através do bem-estar e pertencimento. Neste sentido, o seu trabalho enfatiza a importância da literatura como um meio de interação com dilemas morais, crises de identidade e aspectos da psique humana.

É autor do livro de contos psicológicos: "Meninos Morrem de Medo - Contos de Flamígera", uma coletânea publicada pela editora Albatroz, disponível na Amazon, Livraria Martins Fontes paulista e outras, (procure no google).

Além do seu lado acadêmico e jurídico, o seu trabalho literário no genero de contos psicológicos (e/ou fanttásticos) reflete sua formação em Direito, História, Filosofia e Pedagogia, trazendo uma abordagem crítica onde explora aspectos psicológicos profundos, abordando temas como violência e preconceito. A narrativa de seu livro dd contos convida o leitor a refletir sobre valores e empatia, trazendo personagens sensíveis e atípicos, como autistas e pessoas consideradas “diferentes”. Embora a obra tenha um tom crítico e sensível, ela também flerta com o sobrenatural e o espectral, inspirando-se em autores como Edgar Allan Poe, H.P. Lovecraft e Stephen King. Essa influência sugere que o livro pode conter elementos de mistério, tensão psicológica e talvez até manifestações espectrais que reforçam o medo e a introspecção dos personagens.

O material de publicação no Clube de Autores: "Temas jurídicos e filosóficos controvertidos" é uma reunião de artigos produzidos durante jornada na Universidade Museo Social Argentino _ UMSA_ durante curso de Doutorado em Ciencias jurídicas, obrigatórios para aprovação em várias disciplinas, como Teoria do Estado, Filosofia jurídica, dentre outras. Esclarece não ter feito a defesa de sua tese de doutorado, por motivos pessoais.
Selos de reconhecimento
Autor virou assunto
Autor teve uma notícia publicada sobre ele
Biografia bem definida
Sua página biográfica tem foto e um texto com pelo menos 300 caracteres sobre o autor

Site oficial do autor

facebook
https://web.facebook.com/da...

Todas as publicações desse autor

Notícias sobre o autor e suas obras