Fale com o autor

Marcos Câmara de Castro

0 publicações

Sobre o autor

Marcos Câmara de Castro, nascido em São Paulo, em 1958, poeta, cronista, musicólogo e ensaísta, é professor de canto e regência coral, educação musical e etnomusicologia, no Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Graduado em composição pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, com aperfeiçoamento no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, como bolsista do CNPq, tem mestrado e doutorado em Música, pela ECA/USP, e pós-doutorado na Université de Lorraine, com bolsa FAPESP.

Marcos também é compositor premiado pelo Florilège Vocal de Tours, na França, e pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

É autor dos livros: Fructuoso Vianna, orquestrador do piano (Rio de Janeiro, ABM Editorial, 2003); Os lugares e as cores do tempo (São Paulo, Ed. Pharos, 2015) e Poesia da Terra (São Paulo, Ed. Patuá, 2018).

Tem artigos publicados na Folha de São Paulo, Correio Popular (Campinas), Revista Concerto, entre outras publicações, além de textos acadêmicos de musicologia, publicados em revistas acadêmicas da área.

É editor-gerente e fundador da Revista da Tulha, revista acadêmica de música, do Departamento de Música da Faculdade de Fiolosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.


Sua monografia sobre Fructuoso Vianna obteve o primeiro prêmio da Academia Brasileira de Música em 2001; e seu poema "21 de dezembro de 1985" obteve o primeiro prêmio da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, da Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo, em 1998.
Selos de reconhecimento
Biografia bem definida
Sua página biográfica tem foto e um texto com pelo menos 300 caracteres sobre o autor