O normativismo jurídico calcado no raciocínio lógico-formal como método único, tendo o liberalismo como paradigma dominante e o pensamento positivista como base do saber jurídico é inadequado à realidade brasileira de conflitos e mudanças aceleradas, o que requer novos direitos, novas demandas, e o Direito deve estar atento a isso. Nesse sentido, entendemos que o lócus de averiguação dessas questões é a compreensão do desenvolvimento profissional docente do bacharel em Direito dentro do contexto institucional de ensino superior.
Diante dessas questões, realizamos este estudo com o objetivo de investigar o desenvolvimento profissional de professores bacharéis em Direito, com mais de cinco anos de docência, que estejam em exercício do magistério numa instituição de ensino superior, que tenha reconhecimento do curso de Direito pelo Ministério da Educação.
A temática nos chama atenção em decorrência da nossa própria experiência como professora na disciplina de Direitos Humanos, numa instituição de ensino superior privada há cinco anos. Não tendo formação pedagógica inicial, a aprendizagem sobre a docência vem sendo construída cotidianamente.
Nesse processo, identificamos, a partir de nossas vivências e convivência com outros professores de Direito, que as questões relacionadas às práticas docentes são recorrentes nas discussões sobre o ensino superior. Esse fato chama atenção em face de uma situação peculiar. Em regra, os professores são selecionados, ou mesmo convidados, para ministrar aulas, tendo como fator definidor a experiência jurídico-profissional, não havendo, de certa forma, exigência quanto a sua formação pedagógica. Ou seja: se sabe fazer, sabe ensinar.
ISBN | 9788568268018 |
Número de páginas | 80 |
Edição | 3 (2021) |
Idioma | Português |
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