1001 Programas Prontos Para Você Codificar Na Sua Linguagem Preferida

Por Mário Leite

Código do livro: 452152

Categorias

Engenharia Da Computação, Ciência Da Computação, Informática, Ciências Exatas

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 583 vezes desde 26/05/2022
Versão
ebook
R$ 77,86
Leia em Pensática
Valor total:
R$ 77,86
Este ebook também pode estar à venda na:

Sinopse

Este livro foi desenvolvido para programadores com conhecimentos de Matemática básica para resolução de problemas práticos em diversas áreas, complementando o ensino tradicional de programação. A obra apresenta um método mais eficaz na solução de problemas, uma vez que não se prende à uma linguagem especifica, deixando o leitor-programador basear-se na solução apresentada em pseudocódigo para criar seus próprios programas na sua linguagem preferida. O livro serve a qualquer tipo de programador e é dividido em três níveis de exemplos, facilitando o aprendizado progressivamente: Nível 1 (básico), Nível 2 (intermediário) e Nível 3 (avançado).

É uma obra inédita no meio editorial de livros sobre programação, pois é algo novo no sentido de ensinar a programar “programando”, e não “codificando”. E não depende do conhecimento prévio de qualquer linguagem de programação específica, o que o torna um produto de interesse bem geral, pois a codificação é apenas, e tão somente, a etapa final (braçal) da criação de um programa, e puramente técnica. O que deve ser mostrado aos programadores - principalmente aos iniciantes - é o algo básico, mais geral, para que possam fazer, mais tarde, a devida codificação na linguagem que mais se adaptam, ou naquela que o mercado mais exige no momento. E, como os problemas são variados, as soluções dos problemas também serão variadas, o que torna o método tradicional de ensino ineficiente e mais complicado para os programadores iniciantes; isto leva muitos a desistir, antes mesmo de começar a aprender a programar. Outra questão, talvez a mais grave, é que muitas instituições de ensino começam a ensinar uma linguagem de programação já no primeiro dia de aula, sem antes mostrar “Lógica” e “Algoritmo” (o COMO FAZER). Isto pode trazer desestímulos ao aluno iniciante, pois o induz ao dever de decorar comandos e funções sem entender, perfeitamente, a lógica envolvida da solução. É, justamente, para evitar desilusões com a programação e incentivar os iniciantes, que esta obra foi escrita.

Características

ISBN 9786587070650
Número de páginas 1117
Edição 1 (2022)
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br

Mário Leite

Mário Leite é natural de Tombos (MG); estudou física durante dois anos no Instituto de Física da UFRJ; foi aluno de Iniciação Científica no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e do CNPq, no Rio de Janeiro.

Trabalhou na Indústria e Comércio de Minérios (ICOMI) no estado do Amapá como engenheiro de pesquisas, desenvolvendo aplicações para o setor de produção. Foi chefe do Setor de Informações Gerenciais da Mineração Caraíba S.A (BA), ministrando cursos de técnicas de programação para os engenheiros da empresa e desenvolvendo aplicações para os setores de produção e manutenção. Nesta empresa participou do projeto “Mecânica das Rochas” para implantação do sistema de escavação da mina subterrânea na adaptação do software de elementos finitos para microcomputadores.

É graduado e pós-graduado em engenharia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), onde foi professor auxiliar de ensino e pesquisa no Departamento de Ciências dos Materiais e Metalurgia. É especialista em Análise de Sistemas pelo Centro Universitário de Maringá (UniCesumar) e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professor de Análise de Sistemas, Técnicas de Programação e Ferramentas Computacionais, na Universidade de Uberaba (UNIUBE). É autor de vários livros na área de programação.

“1001 Programas Prontos para Você Codificar na Sua Linguagem Preferida”, 2019 (em revisão).

“Programação Básica com Visualg - Uma Abordagem Moderna”, 2019 (em revisão).

“Curso Básico de Programação: Teoria e Prática”, Ciência Moderna, Rio de Janeiro, 2017.

“SciLab: Uma Abordagem Prática e Didática - 1ª e 2ª Edição”, Ciência Moderna, Rio de Janeiro, 2009/2015.

“Curso de C - Prático e Fácil”, Ciência Moderna, Rio de Janeiro, 2013.

“Acessando Bancos de Dados com Ferramentas RAD: Aplicações em Delphi”, Brasport, Rio de Janeiro, 2008”.

“Acessando Bancos de Dados com Ferramentas RAD: Aplicações em Visual Basic”, Brasport, Rio de Janeiro, 2007.

“Técnicas de Programação: Uma Abordagem Moderna”, Brasport, Rio de Janeiro, 2006.

“Programação Básica e Prática com Delphi”, LTC, Rio de Janeiro, 2005”.

Mais publicações desse autor
Ver a lista completa
Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários