Anais 1º do seminário de direito civil e tecnologia: impactos e legalidade constitucional

Por MARIA RITA DE HOLANDA; JOYCEANE BEZERRA DE MENEZES; FABÍOLA ALBUQUERQUE LOBO

Direito Civil, Computadores E Tecnologia, Ciência E Tecnologia, Direito, Ciência Política

Esta página foi vista 58 vezes desde 31/08/2024

A obra que vocês têm em mãos, em formato de e-book, é fruto dos trabalhos de mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Pernambuco – Unicap – para a disciplina Relações Privadas e Tecnologia, ministrada pela professora doutora Maria Rita Holanda na linha de pesquisa de Cidadania Digital.

Em outubro de 2023 foi realizado o I Seminário de Direito Civil e Tecnologia: impactos e legalidade constitucional no auditório da Unicap sob a coordenação científica da professora Maria Rita e organizado na estrutura de painéis com perspectivas diversas sobre a temática central do evento.

Para concretizar os frutos do seminário, foram elaborados resumos das apresentações, pelos alunos da disciplina, com o viés de reflexão crítica, enriquecendo sobremaneira as apresentações de cada palestrante.

O presente livro enriquece o debate tendo em vista que avança nas discussões escolhidas, estudadas, refletidas e apresentadas por cada painelista, traçando de maneira responsável o que se espera de uma pesquisa séria sobre temas que estão em constante movimento e que impactam de maneira crucial a vida de todas as pessoas.

As relações privadas, por si sós, já se encontram em momento de trânsito para constituírem situações jurídicas até pouco tempo impensáveis e a tecnologia incrementa o atual cenário para conduzir a ambientes até então desconhecidos e originar interesses que ainda se buscam entender, assim, cada tese caminha sobre terrenos ainda incertos e a necessidade de outros olhares e diálogos são essenciais para a confirmação de hipóteses que atendam a cidadania digital para que os novos instrumentos sirvam ao propósito de construir a sociedade inclusiva, justa, plural e solidária que é objetivo de todos nós que fazemos a República Federativa do Brasil como parte de uma estrutura de interesses globalizados.

Edição 1 (2024)

Instituto Publius

Instituto Publius, criado para promover o desenvolvimento de debates na área de Direito e Cidadania.

Mais publicações dessa editora