APOLO

Por Deise Zandoná Flores

Literatura Nacional, Poesia

Esta página foi vista 4350 vezes desde 22/04/2020

O nascimento do Espírito no homem segue o mito: o parto lento e doloroso, no qual Leto deu à luz Apolo.

A busca incessante por um local seguro antecede a chegada do filho numinoso e luminoso. O sítio de nascimento não poderia ser outro senão uma ilha. O Espírito nasce na solidão.

Foram nove dias de um tempo imemorial e divino. E a nós, mortais, qual tempo e dor nos cabe? O que é a iniciação, senão um batismo de fogo? Onde se encontra a saída do deserto?

Ao encontrar o Lume, as perguntas não mais importam...

ISBN 978-65-000-2078-6
Edição 1 (2020)
Tipo de papel Polen

Deise Zandoná Flores

Deise Zandoná Flores é poetisa, ensaísta, historiadora e artesã. Licenciou-se em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 2005. Estuda há cerca de 20 anos temas da Antiguidade Clássica, especialmente religião grega, mitologia e cultura. Nutre grande interesse sobre estudos na área de filosofia, psicologia junguiana, simbolismo e arquétipos do inconsciente.

Publicou artigos científicos na área de história do pensamento ocidental e historiografia em livros, revistas de história e filosofia; poesias, em revistas de literatura, blogs de poesias e livros.

Essa trajetória de estudos e interesses se reflete em uma poesia repleta de símbolos e imagens, que tratam desde sentimentos e experiências psíquicas das mais sublimes e elevadas até uma verdadeira “descida aos infernos” da dor e do desespero humanos. Porém, não só do mundo interior fala a poesia. O mundo natural, a vida em sociedade, a natureza e condição humanas também figuram marcadamente no conjunto de sua obra.

Amor e júbilo, dor e desespero, sucesso e fracasso, sonhos e maturidade se interpenetram em uma obra que é tanto corpórea e material quanto anímica e espiritual.

Em seus livros, o leitor encontra tanto um arquipélago de ilhas-poéticas temáticas, quanto um cosmos, tanto um vazio existencial quanto um universo pleno de sentido. Na sua poesia, o mistério da vida, na sua forma mais visível, o paradoxo, não é apenas preservado, mas reverenciado em toda a sua glória e esplendor.

Algumas de suas poesias, crônicas, ensaios estão presentes no blog autoral: ALTA SENSIBILIDADE (altasensibilidade.com).

Na rede social Facebook, Deise Zandoná Flores administra o grupo de poesias Alta Sensibilidade – Poemas e Poesias. Ainda na mesma rede, mantém a página de textos autorais Alta Sensibilidade – Deise Zandoná Flores; assim como a página Poesia Indelével, que traz uma seleção de trabalhos poéticos de diversos autores, visando divulgar e promover o conjunto da obra de poetas da atualidade: poesias, perfis dos poetas nas redes sociais, blogs autorais e livros de poesia. No Instagram, publica cartões poéticos criados a partir de alguns excertos de poesias publicadas em seus livros.

É autora dos livros:

AFRODISIA – DA ESPUMA AO OLIMPO

HADES – ENTRE MORTOS E ESQUECIDOS

APOLO – O NASCIMENTO DO ESPÍRITO.

ATENA – A ÉGIDE, A LANÇA E A CORUJA

Alta Sensibilidade : http://www.altasensibilidade.com