O reconhecido escritor Airton Ortiz, atual ocupante da Cadeira 14 da Academia Rio-Grandense de Letras, com mais de 25 livros publicados, além de possuir elevadas qualidades intelectuais, é um apaixonado pelos roteiros delineadores das grandes metrópoles. Viaja sempre em busca de fatos e acontecimentos históricos que marcaram a perenidade dessas civilizações.
Experiente em andar pelo mundo, o autor possui a visão e o discernimento de penetrar fundo na avaliação e nos estudos dos fenômenos múltiplos constituidores da memorável caminhada do florescimento dessas civilizações humanas. Além disso, ele interage com a cidade e seus moradores e nos repassa essas experiências em seu dia a dia, desde a culinária até seus personagens típicos.
Airton Ortiz viveu uma longa temporada na capital grega, o que lhe possibilitou escrever um livro esplêndido sobre nossa amada Atenas. Sua leitura nos leva a conhecer e compreender o porquê de ter sido a Civilização Helênica a mensageira que infundiu e estruturou, por mais de 23 séculos, toda a civilização ocidental. Sim, Atenas, a flor eleita da Grécia Antiga, moldou o percurso da cultura e da sabedoria humanas.
O livro, seguramente, nos transporta para dentro desse espaço geográfico tantas vezes decantado. Berço da mitologia, da filosofia e da democracia, discorre sobre as belíssimas ilhas Mykonos, Paros e Santorini. Tomamos conhecimento pleno da glória das Olimpíadas, dos múltiplos tesouros históricos; da célebre Acrópole; da trindade eterna do Teatro Grego: Ésquilo, Eurípedes e Sófocles, cujas tragédias tinham como objetivo supremo instalar a catarse nos espectadores.
Lá triunfaram Sócrates, Zenão de Cítio, Fídias, Epicuro, Heródoto, Píndaro, Hipócrates; vingava solene a Ágora; os grandes oradores Péricles, Demóstenes e Temístocles. Descobrimos a imortalidade do Oráculo de Delfos, que por inúmeros séculos, acorriam ávidas peregrinações dos gregos para auscultar, através de consultas, o seu próprio destino.
Airton Ortiz, como bom viajante aventureiro se envolve nos problemas e soluções da grande cidade, nos levando numa caminhada pela Atenas mítica e a Atenas moderna, vibrante; um passeio pelos monumentos clássicos e pelas ruas agitadas. Tudo com o bom humor característico do autor.
Avelino Alexandre Collet
Da Academia Rio-Grandense de Letras
Cadeira 21
Número de páginas | 100 |
Edição | 1 (2023) |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.