Cabula - A Revista Brasileira de Feitiçaria

Vol II

Por Bruno Gerfilli

Ocultismo, Estudo De Magia, Espiritualidade, Seitas e Heresias, Religião, Corpo, Mente E Espírito

Esta página foi vista 901 vezes desde 06/05/2022

Nesta iniciativa temos como foco principal abordar de forma simples e objetiva tradições e cultos iniciáticos da América Latina contando com o apoio de sacerdotes de diversas vertentes ligadas a feitiçaria, acadêmicos e estudiosos que acreditaram neste projeto e estão nos apoiando nessa empreitada. Nós temos como objetivo trazer ao público as mais diversas formas de culto dentro do proposto e aproximar pessoas. Essa iniciativa surgiu da necessidade em compreender um pouco mais sobre a ancestralidade de forma simples, tal qual se expressa em suas diversas manifestações populares, que de certa forma acabaram se perdendo com o tempo, por falta de registro ou por ter caído no esquecimento. Motivados por essa questão em particular que surgiu a ideia de formalizar uma pequena revista, onde esse espaço para narrar toda essa trajetória ancestral pudesse ser registrada de alguma forma para que nossas raízes nãos se perdessem com o tempo. A proposta inicial da Cabula, era abranger apenas as tradições brasileiras, ou ao menos que tivessem ligação com a formação dos cultos e tradições religiosas desenvolvidas no Brasil, porém visando alcançar novos horizontes e possibilidades, decidimos abranger a América Latina de uma forma geral, para que fosse possível absorver o máximo de informações pertinentes a todo território latino americano e desta forma, promover uma grande ação cultural entre nós mesmos. Decidimos batizar carinhosamente nossa revista de Cabula, porquê esse é o nome de um culto brasileiro datado de aproximadamente 1830, que trouxe muitos benefícios tanto para o povo negro, quanto para a sociedade em si. A partir disso, a Cabula tem sido a referência mais antiga que podemos nomear sobre os cultos brasileiros, aos moldes do que podemos identificar hoje (a grosso modo) como a umbanda e a quimbanda. Neste segundo número teremos como tema principal "As Regras do Congo na América Latina", que aborda as diversas tradições do Velho Continente que se espalharam em solo Latino-Americano. Tradições como o Vodu Haitiano, o Obeah Jamaicano e o Palo Mayombe (E suas ramificações) fazem parte deste enredo multicultural que trazemos a vocês.

Segue o conteúdo:

AS REGRAS DO CONGO NA AMÉRICA LATINA: CULTOS E RITUAIS AFRO-ATLÂNTICOS

- Palo Mayombe - O Manual Básico do Praticante - Juan Rodrígues

- Notas Sobre o Vodu Haitiano - William b.Seabrook

- Bruxaria Jamaicana - Joseph j. Williams

- Obeah - preparando um jardim - feitiços potentes - serpentes guardiãs - superstições e credibilidade dos negros das índias ocidentais - obeah - adoração da serpente - homens obeah - veneno - leis defeituosas relacionadas ao registro de mortes em granada. - Hesket J. Bell

- A História Do Voodoo - Origens e Histórias Dos Cultos Voodoo - Alfred Métraux

- O Culto Vodú no Brasil - Gêgê - Nina Rodriguês

- Encantações e Orações de Bakongo - J. Van Wing

- A Origem da Obeah - Joseph J Williams

A FEITIÇARIA NO BRASIL

- Piaganismo - Seres Míticos e Relações Mágico-Religiosas - Rafael Nolêto

No Mundo dos Feitiços (2ª Parte) - João do Rio

- Um Conto de Exu Rei das 7 Encruzilhadas - Gêmania (Bruxa Rumenal)

- A Lei da Kimbanda - Awo David

- O Satanismo (2ª Parte) - João do Rio

- Os Tambores Sagrados e a Magia dos Pontos Cantados na Quimbanda - Mestre Samael do Exu 7 Catacumbas

- A Iconologia Da Escultura Do Exu Capa-Preta - Rodrigo Eduardo Klukiewcz Mesquita

- Feitiçaria - Alceu Maynar Araújo

- Mitos Cosmicos E Mitos Da Criação - Alfred Métraux

- Um Grito Na Encruzilhada - Ensaio Introdutório À Quimbanda Pt.2 - Bruno Gerfilli

- VEJA OS ESPÍRITOS: LITERATURA RECOMENDADA

- OUÇA OS ESPÍRITOS: DISCOGRAFIA RECOMENDADA

- NOTAS DA ENCRUZILHADA

Edição 1 (2021)
Acabamento Brochura s/ orelha

Bruno Gerfilli

A Parzifal Publicações é uma editora independente focada em literatura ocultista, especializada em tradições afro-atlânticas e aborígenes.