Corpus Iuris Civilis

As Raízes do Direito Romano-germânico

Por Marcos Borges Da Silva

Esta página foi vista 6957 vezes desde 21/10/2011

O direito romano revela-se, em nossos dias atuais, extremamente importante na formação dos novos profissionais do direito, de tal forma a fornecer o conhecimento antigo e resgatar os antepassados do direito.

É exatamente dentro dessas premissas que se introduz a presente obra. Este livro didático que tem como função o apoio de todos aqueles que sofrem com o pesar da dúvida referente a determinados aspectos do direito romano e do direito civil em geral.

Cabe citar que essa obra apresenta como principal tema o Corpus Iuris Civilis, seria de suma importância lembrar-se das grandes contribuições acrescentadas em nosso sistema jurídico atual, graças à magnifica ideia do imperador Justiniano.

Justiniano em seu gesto no ano 529, de convocar a reunião de todo o direito romano em único documento foi de grande importância que revolucionou a forma de apreciar e estudar a ciência do direito como foco principal nos nossos códigos atuais e principalmente a história do direito. Esta obra tem como característica fundamental o comparativo em que ela faz com o ordenamento jurídico atual com o existente durante o período bizantino.

Portanto, deduz-se que para entender e aprender o futuro é necessário sabermos o passado, pois somente o passado nos mostrará os erros e os acertos.

Edição 1 (2011)