Curso de Filosofia Oculta Vol. I
Uma Introdução a Alta Magia
Categorias
Ciências da Religião, Filosofia, Louvor e Adoração, Mente & Corpo, Metafísica, Metodologia
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Sinopse

O que é magia? Faça essa pergunta a uma dúzia de pessoas e receberá uma dúzia de respostas diferentes. O tema «magia» é um daqueles tópicos controversos que «acionam» distintas reações emocionais nas pessoas. Durante gerações a magia tornou-se uma arte renegada e uma ciência diabólica. Magistas não são tidos com bons olhos, principalmente em terras brasileiras, tamanho a influência judaico-cristã. Entretanto, nos tempos recentes constatamos um renascer da tradição mágica. Helena Blavatsky (1831-1891) escancarou os portais do Ocultismo moderno quando, em 1875, inaugurou a Sociedade Teosófica. Sua intenção, abertamente proclamada, era «abrir os portais do oriente para o ocidente». Isso, ao que parece, abriu portais ocultos que desde então têm trazido uma maciça gama de informações de regiões fora dos círculos do tempo através de «forças» ou «entidades» muito superiores à consciência humana.

1875 também foi o ano de nascimento do homem considerado o fundador da magia moderna. Eu me refiro a Aleister Crowley (1875-1947). Em 1904 Crowley coroou o renascer da tradição mágica ao receber de uma entidade praeter-humana um grimório contento as fórmulas da iniciação para um novo período, uma evolução na consciência humana. Talvez, mais do que qualquer outro Ocultista ocidental Crowley tenha sido a prova viva de que a magia dá certo. Com sua visão, ele inaugurou um novo capítulo no Ocultismo moderno e entregou a humanidade uma doutrina de libertação do cativeiro degenerado da condição humana. O que ele fez foi abrir definitivamente um portal para Corrente Criativa que hoje está sendo trabalhada por inúmeros magistas modernos. Nosso trabalho é, portanto, manter este portal aberto para que novos magistas possam empreender esforços valorosos neste mesmo caminho.

A magia é um processo. Nos tempos antigos não havia diferença entre magia, ciência, religião e arte. A magia moderna é considerada um refinamento da magia medieval (práticas esotéricas formuladas na Europa durante a antiguidade e a renascença). Para o magista medieval, magia incluía a arte da alquimia, astrologia e matemática, mas a ênfase mais intrigante se dava sobre o tráfego com entidades de outras regiões da existência. Os grimórios da época concerniam, em grande parte, na interação entre o magista e o mundo dos espíritos – um mundo invisível povoado por hordas de entidades espirituais: arcanjos, anjos, entidades planetárias, elementais e demônios.

A magia possui seu arranjo próprio de atribuições, processos mentais e leis científicas ou naturais. É o método de se produzir mudanças em concordância com as leis cósmicas.

Em um diálogo não muito recente discutiu-se se a magia é algum tipo de milagre ou um aspecto da psicologia. Se ela opera por meio da fé ou da razão. Concluímos que a magia é um pouco de tudo isso. Crowley provou isso ao enfatizar que seu sistema mágico é «o método da ciência, o objetivo da religião». Antes dele, Eliphas Levi (1810-1875) afirmou que a magia «combina em uma única ciência a certeza filosófica e o eterno e infalível religioso». Na magia, fé e razão não são conceitos antitéticos; ao invés disso, são ferramentas poderosas que, quando utilizadas em conjunto, complementam e enriquecem as cerimônias mágicas. Fé e razão são duas forças conectadas pela magia. É como o paradoxo qabalístico onde duas energias opostas trabalham juntas para colocar o universo em funcionamento.

Embora eu tenha chamado este curso de Curso de Filosofia Oculta, trata-se de um estudo sobre magia. A intenção aqui é demonstrar como a magia é um fenômeno natural disponível a utilização de qualquer magista bem intencionado. Nesse caminho, a meta é simplificar. Inúmeros tratados nascem todos os anos sobre magia, contudo, intricados em sua grande maioria, tornam-se inacessíveis ao iniciante. A proposta então é disponibilizar um conteúdo de estudo e prática de fácil acesso, sem perder a profundidade pelo que o próprio estudo depende.

Este curso recebe a chancela de duas grandes Ordens: a A∴A∴ (Ordem da Estrela de Prata) e O.T.O. (Ordo Tifoniana Oculta). Estou envolvido com o trabalho nessas duas organizações espirituais nos últimos vinte anos e noto dois grandes obstáculos: uma falta de preparo dos candidatos atuais e uma estagnação iniciática decepcionante. A O.T.O. pede, na ocasião da admissão a novos candidatos, um diário de nove meses sobre uma prática espiritual sólida. A maioria dos candidatos não consegue vencer este período probatório por falta de treinamento mágico-espiritual. A A∴A∴, por outro lado, exige um currículo de estudos de três meses ao estudante antes que se torne um Probacionista da Ordem. Do Grau de Probacionista em diante, é requerido um treino sistemático em yoga e magia. Embora Crowley tenha enfatizado a importância do yoga na magia são poucos os candidatos que dão o devido valor a esta instrução.

Construí este curso para atender essa demanda. Os aspirantes a O.T.O. podem adquirir o treinamento básico e essencial para entrarem na Ordem, utilizando o material aqui descrito como fonte de estudo e prática para o feitio do diário admissional. Aos aspirantes a A∴A∴, este material provê informação adicional às práticas exigidas, tornando mais fácil a conclusão dos ordálios.

«Iniciação significa Viagem Interior: nada é mudado ou pode ser mudado; mas tudo é mais verdadeiramente compreendido a cada passo. O Magus dos Deuses, como Sua Palavra única que parece revirar a carruagem da Humanidade, na realidade se destrói e nem sequer se altera, coisa alguma. Ele simplesmente fornece um novo método de aplicar a Energia existente às Formas estabelecidas.» - Aleister Crowley

Finalmente, o termo iniciação significa iniciar ou entrar em algo novo. É o início de uma nova fase, uma oportunidade de enxergar o universo com novos olhos. É um caminho de passagem a um novo tipo de existência. As características deste evento são marcadas pela expansão da mente em direção a novos níveis de consciência. Iniciação é sinônimo de crescimento espiritual. É o início de uma nova vida dedicada inteiramente a um novo arranjo de princípios distintos do homem comum. A iniciação é precursora da imortalidade. A humanidade possui o potencial para este despertar, mas o homem somente o conquista quando se alinha a sua essência espiritual imortal que subjaz todos os aspectos do universo manifesto. Contudo, este não é um processo fácil. Adquirir esta experiência é raro. No entanto, este é o objetivo da Tradição Esotérica Ocidental que utiliza a magia como caminho para esta consecução espiritual. O objetivo de toda busca espiritual é a purificação e sutilização dos aspectos mais densos da condição humana.

Fernando Liguori

Juiz de Fora – 2015 e.v.

Características
Número de páginas 201
Edição 1 (2015)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 75g
Fale com o autor
Fernando Liguori

Fernando de Ligório é, antes de qualquer definição, um eterno buscador. Ele se vê como um adepto do Caminho da Mão Esquerda e mago negro, caminhante do sendendeiro ou espiritualidade das sombras e transmissor da Arte dos Sábios ou Ars Nigra. O termo negro aqui não deve ser interpretado pejorativamente, mas como uma sabedoria arcana das sombras ou espiritualidade noturna. Um mago negro é, portanto, conhecedor da Arte Negra (feitiçaria, necromancia, culto aos ancestrais, contato com espíritos etc.).

Escritor interessado em magia na Antiguidade, teurgia/filosofia clássica neoplatônica, qabalah, religião e feitiçaria brasileira (umbanda, quimbanda e culturas ayahuasqueiras) , mediterrânea e europeia, cura holística, xamanismo, tantra, yoga e ayurveda (cultura védica) e thelema.

Hermetista há 30 anos ministrando cursos, seminários, treinamentos mágico-espirituais e iniciações.

Especialista no método de iniciação proposto por Aleister Crowley, tendo sido instrutor da Astrum Argentum por 20 anos.

Especialista no método e síntese da magia cerimonial ensinada por Cornélio Agrippa.

Especialista nos grimórios da Tradição Cripiânica (ciprianófilo) de São Cipriano de Antioquia.

Especialista no método de Teurgia Clássica Neoplatônica de Jâmblico.

Especialista em magia na Antiguidade: Papiros Mágicos-Greco-Egípcios e Papiros Mágicos Gregos.

Especialista em Yoga e Tantra (tantra-śāstra e yoga-śāstra).

Terapeuta Āyurveda.

Mestre Reiki

Atualmente vem se especializando na tradição dos grimórios, necromancia e demonologia medievais.

Adepto de Quimbanda Matriz.

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