DEPOIS QUE DESCEMOS DAS ÁRVORES

Do Homo Erectus ao Homo Concious

Por FERNANDO CASTILHO

Biografia e Testemunho, Ciência, Filosofia, Ciência Ambiental, Ciências Da Terra, Ciências Da Vida

Esta página foi vista 916 vezes desde 21/08/2020

Quem dentre nós alguma vez na vida, ao relembrar fatos ocorridos na infância e adolescência, não imaginou como o antecessor do ser humano atual teria em seu tempo, lidado com fatos semelhantes?

E o que os filósofos gregos pensavam nessas mesmas situações? O que eles pensavam sobre a família?

O que o homem medieval pensava sobre religião e sexo? Como praticava?

Uma viagem no tempo que flui em círculos num ir e vir constante. Um túnel do tempo várias vezes percorrido.

E a que isso tudo nos leva? Qual nosso provável futuro, se as coisas continuarem a evoluir desta forma?

Como o Homem poderá evoluir para algo melhor? E quais as consequências disso?

Uma investigação extremamente pertinente e necessária.

Depois que Descemos das Árvores é um livro de Filosofia, Antropologia, História e Política, mas, além disso, é também um livro em que o autor reflete sobre acontecimentos que viveu, às vezes engraçados, às vezes quase inverossímeis, mas sobretudo, verdadeiros.

ISBN 978-85-518-1231-0
Edição 1 (2018)
Tipo de papel Polen

FERNANDO CASTILHO

Fernando Moreira de Castilho é arquiteto urbanista.

Trabalhou muitos anos com projetos de urbanização de favelas;

Foi Secretário de Habitação e Meio Ambiente da Prefeitura de São Bernardo do Campo;

Lecionou por vários anos Física e Matemática para escola brasileira no Japão;

Atuou como palestrante sobre ética e democracia no Japão;

Fez diversos cursos de Física e Filosofia;

Atualmente é formador científico de professores de ciências da natureza e matemática e trabalha em dois outros livros.

Publicações relacionadas

GUILHERME NAPOLEÃO
Segunda | 31.08.2020 às 14h08
Leitura indispensável para todas as pessoas, que de uma forma ou de outra, pensam em promover a grande reflexão de alerta à Humanidade sobre o processo que desencadeia sua própria extinção e possibilidades de se corrigir os rumos de sua existência. Importantíssima obra literária para o repensar dos modelos de desenvolvimento atuais da humanidade.
Evelyn
Quinta | 27.08.2020 às 21h08
Depois que descemos das árvores foi um livro construido em um processo de redescobrimento das nossas origens, dos sonhos realizados e de projetos futuros; provocando reflexões... à criatividade humana, sentimentos e sensações no aprendizado enriquecedor e necessário às relações humanas da nossa vida... Preciosidade!
Alexandre
Quinta | 27.08.2020 às 16h08
"Depois que descemos das árvores" é um livro épico. Não, não exagero quando afirmo isso. Fernando Castilho conseguiu construir um trabalho com profunda base científica aliada a uma narrativa muitíssimo cativante. A partir de uma narrativa que acompanha a história da família associada a evolução humana, o volume de informações segue numa onda constante que surfamos com leveza e interesse, consequência da extrema habilidade e manejo da língua do autor que realiza a empreitada. Sempre digo que "Depois que descemos das árvores" é um livro que merece alcançar qualquer lista de best-sellers pela qualidade e percepção histórica e humana da obra. Temos tudo isso num autor brasileiro em seu livro de estreia. E que estreia. Com certreza, Fernando Castilho é um autor que ainda ouviremos falar muito. Recomendo sem reservas a leitura de "Depois que descemos das árvores".
Edna Bellacosa
Quinta | 27.08.2020 às 06h08
“Depois que descemos das árvores “, primeiro romance de Fernando Castilho, é uma obra que nos envolve logo nas primeiras páginas . Um livro de memórias que muitas vezes se misturam com as nossas , difícil não se identificar e não se emocionar. Podemos defini-lo como apaixonante. A História e a Filosofia permeiam a narrativa com aguçada inteligência, fruto de uma pesquisa aguçada. Aguardando o próximo, pois talento sobra no professor Fernando Castilho.
Edmilson Borret
Quarta | 26.08.2020 às 17h08
A narrativa é fluida e eficaz. Percebam que utilizo um adjetivo não muito habitual para caracterizar uma narrativa: “eficaz”. Porque "Depois que descemos das árvores", ao menos para mim, precisa dessa eficácia; já que, embora com uma proposta que queira fugir ao academicismo, tem um quê de didatismo inquestionável e que cumpre muito bem o seu papel. As passagens autoficcionais que servem de fio condutor para a explicação da evolução humana arrematam de forma acolhedora a narrativa, fazendo com que ela flua.
Paulo Cavalcanti
Quarta | 26.08.2020 às 17h08
Um livro pra lá de interessante. O autor teve a felicidade de saber alinhavar um estilo de escrita, onde com leveza vai misturando fatos de sua vida cotidiana, com a citação de grandes filósofos, fazendo esse paralelo. Super recomendo!!!! 👍👍👍👍👍👍👍👍
Lílian Haguino
Quarta | 26.08.2020 às 14h08
Depois que descemos das árvores trás uma reflexão sobre a linha do tempo com comparações riquíssimas e cheia de detalhes muito relevantes. O autor teve muito cuidado e carinho ao descrever fatos vivenciados com as passagens do tempo. Um livro que te instiga do início ao fim. Parabéns
Claudio Finzi Foá
Quarta | 26.08.2020 às 13h08
Compareci ao lançamento, dois anos atrás, do livro de meu amigo Fernando, e se não me engano a primeira dedicatória daquela tarde foi no meu exemplar! Retribuí lendo a obra em tempo recorde, conforme atestavam as mensagens de texto que eu ia postando em rede social com os números das páginas que eu ia alcançando: 71... 110... 185... 224... 233! Semanas depois encontrei ele num bar e comparei a experiência dele com a minha, de ter eu também já escrito um livro recheado de reminiscências de infância e juventude, que transparecem de forma contagiante no "Depois que descemos das árvores". Parabéns.
Fernando Moreira de Castilho
Quarta | 26.08.2020 às 10h08
Obrigado, Sonia!
Sonia Castilho
Domingo | 23.08.2020 às 12h08
Excelente! Um livro que não da pra parar de ler!