DIÁRIO DOS INFELIZES

Por JOÃO MORGADO

Erótico, Casamento, Amor E Romance, Literatura Nacional, Ficção, Família E Relacionamentos

Esta página foi vista 751 vezes desde 13/10/2023

DIÁRIO DOS INFELIZES - PRÉMIO LITERÁRIO FERREIRA DE CASTRO 2019

Esta obra é o regresso de João Morgado aos livros intimistas que lhe deram projecção enquanto escritor. Encerra a trilogia iniciada em 2010 com ”Diários dos Infiéis” e mais tarde, “Diários dos Imperfeitos” - Prémio Literário Vergilio Ferreira.

Sinopse:

Por vezes as pessoas cansam-se até de ser felizes, porque tudo o que vive em nós pede um tempo de repouso. Um dia o Rogério cansou-se dos beijos da Tereza, ou foi a Tereza que se cansou dos seus abraços, ou foi o estar tudo depositado um no outro que os cansou – já não se lembram do motivo, mas nunca se esqueceram do cansaço que os tornou insuportáveis aos olhos um do outro. Zangaram-se. Nesse momento perderam-se um do outro, por serem incapazes de lutar, incapazes de perdoar, incapazes de falar, incapazes de amar, incapazes… de voltarem a ser felizes.

Mas, e se uma doença grave os atormentar? De que serão então capazes para recuperar a sua felicidade?

Um romance que nos mergulha nos remorsos do pecado e nos arrasta para a dor, para deixar a pergunta:

- A doença é um castigo ou pode ser redentora?

ISBN 978-65-266-0913-2
Edição 2 (2023)
Formato 16x23 (160x230)

JOÃO MORGADO

João Morgado é um escritor português que se destaca pela sua versatilidade . Em apenas doze anos de carreira literária, já publicou sete romances, além de um leque diversificado de outras obras, incluindo contos, novelas, poesias e até histórias para os mais novos.

Gosta de explorar diversos temas e experimentar diferentes linguagens, estilos e estruturas narrativas. Costuma dizer que “os seus heterónimos moram todos na mesma casa e olham o mundo pela mesma varanda, pelo que respondem pelo mesmo nome”.

Essa abordagem multifacetada à escrita já lhe rendeu nove prémios literários, algumas adaptações musicais e teatrais das suas obras e traduções para línguas tão diversas como o inglês, russo, castelhano, sérvio e chinês. Também já participou em vários encontros internacionais de literatura, da Sérvia a Espanha, de Macau à Indonésia.

Recebeu os seguintes prémios literários:

Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca 2020 :: Prémio Literário Ferreira de Castro 2019 :: Prémio "Medalha do Mérito Literário da Ordem Internacional do Mérito do Descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral”, 2017 :: Prémio Literário António Gaspar Serrano, 2016 :: Prémio Nacional de Literatura LIONS 2015 :: Prémio Literário de Poesia Arandis - Manuel Neto dos Santos, 2015 :: Prémio Literário Fundação Dr. Luís Rainha Correntes d’ Escritas, 2015 :: Prémio Literário António Alçada Baptista 2014 :: Prémio Literário Vergílio Ferreira 2012. Recebeu ainda menções honrosas.

Além de escritor, João Morgado é também reconhecido como investigador. É doutorando em Comunicação na Universidade da Beira Interior, onde também concluiu a sua licenciatura. Além disso, tem um mestrado em Estudos Europeus pela Universidade de Salamanca, em Espanha, e uma pós-graduação em Marketing Político pela Universidade Independente / Universidade Complutense de Madrid. É membro do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão.

João Morgado também tem uma carreira profissional diversificada. Já trabalhou como operário têxtil, comercial e jornalista. Foi CEO da KREAMUS, uma empresa de Marketing & Comunicação, formador, e Chefe de Gabinete de três presidentes de câmara. Atualmente, exerce funções como consultor em contextos empresariais e políticos e desempenha cargos de liderança em associações sociais e económicas.

Casa do Brasil - Terras de Cabral, Presidente || Covilhã Tem Força - Movimento Cívico, Presidente || Mutualista da Covilhã, Presidente da Assembleia || Câmara de Comércio da Região das Beiras, Vice-Presidente || Academia Portuguesa de Fibromialgia, Vice-Presidente || RU.DE - Associação de Desenvolvimento Rural, Director

O seu trabalho também tem sido reconhecido pela sua importância para a cultura luso-brasileira. Ele recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cívico e Cultural, oficializada pela República Federativa do Brasil, pelo seu trabalho de investigação sobre Pedro Álvares Cabral. Além disso, foi agraciado com o Troféu "Cristo Redentor" pela Academia de Letras e Artes de Paranapuã, no Rio de Janeiro, como reconhecimento pelo seu empenho na promoção dessa rica cultura. Integra o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, foi aceite como Académico na Academia de Filosofia e Ciências Humanísticas Lucentina e Academia Luso-Brasileira de Letras, com sede no Rio de Janeiro.

www.joaomorgado.net: www.joaomorgado.net

Publicações relacionadas