Do Excesso na Legítima Defesa

Por Edivanio Leite

Direito, Direito Penal

Esta página foi vista 7160 vezes desde 23/12/2013

O instituto da legítima defesa, no que tange aos excessos utilizados pela vítima, tem causado inúmeros debates nos tribunais brasileiros, bem como no meio acadêmico, pois diferentes são os vários julgamentos proferidos pelos Magistrados, ante à complexidade da matéria. Todavia, no ordenamento jurídico pátrio, a previsão clara deste instituto, não significa segurança quanto à aplicação na prática, face as atitudes comportamentais diversas da vítima, no instante em que esta transforma-se em agressora. Como avaliar um comportamento da vítima diante de uma ameaça iminente à sua integridade física? Qual deveria ser sua reação face ao seu eventual carrasco?

Edição 1 (2013)

Edivanio Leite

Edivanio Leite, é escritor, poeta, bacharel em Direito, advogado e articulista jurídico, nascido na cidade de Farias Brito, no Ceará em 11 de junho de 1971. Mudou-se para São Paulo no ano de 1986.

É autor dos livros: Adamek, o retorno do príncipe; "Você, O Senhor do Destino”, publicada pela editora All Print; dos livros infantis "TANG, o sonho do pequeno imperador", "Dante o pinguim" (português e espanhol); "Gigi no reino das fadas"; "Neco o jumentinho"; "Gino, um dragãozinho em Andradina"; de Direito: "Do excesso na legítima defesa" e "Súmulas e OJ'S do TST". É associado à LITERARTE - Associação Internacional de Escritores e Artistas Plásticos e membro da ALAF - Academia de Letras e artes de Fortaleza e Aliandra - Aliança de Literatos de Andradina.