Entre Democracia e Direito

Reflexões Interdisciplinares sobre Liberdade, Participação e Legitimidade

Por Neto, Manoel de C. Carneiro; Nascimento, F.Eliandro; Monteiro Júnior, Francisco H. (orgs.)

Ética E Filosofia Moral, Direito Civil, Filosofia, Direito

Esta página foi vista 306 vezes desde 27/05/2023

"Reflexões Democráticas" é um livro que mergulha na complexa temática da democracia, explorando sua trajetória e desenvolvimento ao longo da história ocidental. A obra abrange desde a democracia na antiga Grécia até os fundamentos políticos da Revolução Americana e Francesa. Ao longo dos capítulos, são apresentados os pensamentos de filósofos renomados, como Rousseau, Montesquieu, Locke e Tocqueville, além dos Federalistas, oferecendo uma análise profunda sobre a democracia e seus princípios.

O livro também explora a interdisciplinaridade entre Direito e Economia, mostrando como esses dois universos se complementam. Através de uma abordagem analítica, o leitor é conduzido por uma análise econômica do Direito, destacando a importância dessa relação para a compreensão dos sistemas legais e suas implicações na sociedade.

Além disso, a obra apresenta uma perspectiva única sobre o "Ecodireito", sob a ótica de Capra e Mattei. Discute-se a superação do mecanicismo no Direito e a necessidade de uma abordagem ecologicamente consciente, examinando a utilização do Direito como uma ferramenta para preservar o meio ambiente e promover a criação de comunidades ecológicas.

Outros temas relevantes abordados no livro incluem a coerência dos precedentes jurídicos como forma de mitigar a banalização do dano moral nas relações de consumo, uma análise jurídico-contemporânea da tragédia Hamlet, a legitimidade da competência jurisdicional dos Tribunais de Contas para preservar o interesse público no Estado democrático, a credibilidade da palavra da mulher vítima de violência sexual em casos como o de João de Deus, o processo de adoção de crianças e adolescentes no Brasil e a influência do pensamento de Habermas no campo do Direito.

Por fim, o livro examina os mecanismos legais de sustentabilidade relacionados à mineração de minério de ferro e aborda a importância histórica do Tribunal de Nuremberg.

"Reflexões Democráticas" é uma obra abrangente que oferece uma perspectiva aprofundada sobre questões-chave da democracia, Direito, economia, sustentabilidade e justiça, convidando o leitor a refletir sobre esses temas cruciais para o desenvolvimento da sociedade contemporânea.

Edição 1 (2023)
Tipo de papel Couche 150g