Ernesto Nazareth

Por Cleida Lourenço da Silva

Composição, Artista Individual, Música, Artes

Esta página foi vista 570 vezes desde 01/06/2021

Em um contexto histórico marcado pela negação de costumes e hábitos ligados à cultura popular do Rio de Janeiro do final do século XIX e início do XX, viria a se consagrar o músico autodidata Ernesto Nazareth (1863-1934). Pianista talentoso, captava os sons que vinham da rua, tocados por músicos populares, e os traduzia com um estilo próprio em suas composições de tangos, polcas e valsas, gêneros típicos da música popular de salão da época. Intérprete de suas próprias obras, foi com o tango Brejeiro que alcançou seu primeiro grande sucesso. O tango brasileiro, aliás, foi o gênero que lhe deu notoriedade, ao qual dedicou mais da metade de sua produção.

Nazareth sonhou com uma experiência de estudos na Europa, que não se concretizou, e com uma carreira de virtuose. Buscando o reconhecimento no universo erudito, aventurou-se na criação de peças com elementos de linguagem de um repertório pianístico romântico. Muitos de seus tangos resultam em peças tecnicamente complexas, com emprego de tonalidades e técnicas que apontam para um aprimoramento maior. É por causa disso que Nazareth é conhecido por transitar entre dois mundos, o da música popular e o da música de concerto.

Este trabalho examina parte da trajetória do compositor e algumas de suas produções, comparando-as com procedimentos utilizados na música de concerto, para investigar essas influências em sua formação.

ISBN 978-65-002-3192-2
Edição 1 (2021)
Tipo de papel Polen

Cleida Lourenço da Silva

Cleida L. Silva, natural de Vitória/ES, é mestre em Performance Pianística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-graduada em Artes na Educação pela Faculdade de Vitória. Possui licenciatura e bacharelado em música/piano pela Faculdade de Música do Espírito Santo, onde também leciona desde 2001, atuando na orientação e supervisão de estágios do curso de Bacharelado em Música Popular e na formação de jovens pianistas, alguns dos quais laureados em concursos nacionais e internacionais. Tem em sua carreira musical vasta experiência como pianista coral, camerista e recitalista. Suas atividades como solista incluíram o Concerto Op. 25 No. 1 de Mendelssohn, junto à Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, e a obra para dois pianos KV 367 de Mozart, com a orquestra da Faculdade de Música do Espírito Santo. Além disso, integra a Orquestra de Mulheres do Espírito Santo, terceira orquestra exclusivamente feminina do Brasil. Efetuou atividade de pesquisa acerca do Choro Musical Brasileiro e da produção pianística de Ernesto Nazareth, Alexandre Levy e Alberto Nepomuceno, tendo publicado vários trabalhos em anais de relevantes instituições no Brasil. Em 2021, publicou seu primeiro livro: Ernesto Nazareth – um estudo de concerto. Desde 2018 vem trabalhando ainda na orientação e capacitação de adolescentes e jovens pianistas para atuação na ação Música na Rede - Projeto Corais nas Escolas da Rede Pública Estadual do Estado do Espírito Santo.