A obra é rica em relatos da vida, dos filhos ilustres que nos deixaram, da juventude, da cidade, da rua, do povo em si.
Aqui conto cada passagem de alguns personagens que vivenciaram sua história na Cidade de Sobral, a Princesinha do Norte - Capital da Zona Norte. Ab initio, porque tamanha vivacidade em apresentar o belo com talento nas rimas, estrofes e ritmo.
Apresenta também a doçura e singeleza nas lembranças dos filhos ilustres de sua terra, daqueles que já deixaram em si a própria memória esquecida no alento do que chamamos tempo. E, na reminiscência mergulhou profundo em temas tão significativo para nossa região, para que nada seja apagado e ou esquecido.
Outras fontes são contadas em crônicas e livros de autores sobralenses, mas, sempre há algo para nos aprofundarmos na História, estória e causos contados por nosso povo. Restringi-me em indagar os mais intelectos de nossa região, a cultura e fontes reminiscentes.
Para lembrarmos, um fato que elevou a cidade de Sobral ser conhecida internacionalmente foi uma das experiências de Albert Einstein com a Lei da Relatividade no ano de 1919, uma equipe de cientista comprovou a Teoria. Fato comprovado que chegou aqui uma comissão de estrangeiros de muitos países. Outro relato foi à construção da “Estrada de Ferro” da Zona Norte de nosso Estado. Em 1913, chegou ao Ceará o inglês Francis Reginald Hull, conhecido como Mister Hull.
Mas, anos que antecederam a Estrada de Ferro. O escritor naturalista Domingos Olímpio relata em sua Obra Luzia-Homem publicada em 1903, e escrita mesmo antes a essa data a passagem do Francês Paul, que em seus relatos ele o Francês, visitando as obras da cadeia em Sobral escreveu num caderno de notas o seguinte trecho sobre a retirante Luzia: “Passou por mim uma mulher extraordinária, carregando uma parede na cabeça.”
Número de páginas | 0 |
Edição | 1 (2018) |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.