Estrela D'Alva Football Club

Por Jota Nilson

Literatura Nacional, Ficção, Entretenimento

Esta página foi vista 2988 vezes desde 15/12/2022

Embarque em uma jornada emocionante pelo passado, onde a pureza da infância permite uma vivência única. Jota Nilson nos leva a um passeio cativante pelas memórias mais antigas, centrando a história no Estrela D'Alva Football Club.

O ano é 1970, marcado pelo triunfo da seleção brasileira na conquista do tricampeonato mundial no México. Nesse contexto, o time nasce na pacata Vila Ipiranga, especificamente em Camobi, naquela época o terceiro distrito de Santa Maria, no coração do Rio Grande do Sul.

Com sabedoria, os jovens atletas, alunos do Ginásio Estadual de Camobi, são escolhidos a dedo para compor as fileiras do Estrela D'Alva. O clube é erguido com o apoio financeiro de um empresário abastado e ganha rapidamente um adversário formidável, desencadeando uma rivalidade feroz que se tornaria o que os moradores locais apelidaram de "O maior clássico do futebol mundial".

Nas crônicas que mesclam fatos verídicos da história com toques de ficção, somos convidados a testemunhar a vida cotidiana da comunidade, repleta de personagens cativantes e momentos divertidos que moldaram a infância e adolescência do autor. A narrativa nos transporte para os tempos das carteiras escolares, das partidas de futebol em campos improvisados, dos apelidos carinhosos e das brincadeiras intermináveis ​​pelas ruas até altas horas da noite. As páginas deste livro transbordam com ternas lembranças das primeiras paixões e do primeiro beijo, proporcionando uma experiência leve e emocionante que nos permite reviver todas as emoções dessa época única."

Edição 1 (2022)

Jota Nilson

Jota Nilson, o autor, é natural da cidade de Quaraí, na fronteira oeste do estado do Rio Grande do Sul. Vive atualmente em Porto Alegre, a capital gaúcha. Já trabalhou como comerciário, bancário, publicitário, empresário e desde o final dos anos 90 do século passado, se tornou jornalista, atuando como repórter cinematográfico em grandes redes de televisão, como Record, SBT e Band. Em 2018, depois de uma série de infartos, precisou se aposentar por conta da insuficiência cardíaca. Nesse período, resgatou o dom da escrita que havia sido abandonada em 2003. Aqui um parêntese: de 1997 até 2003, o autor escrevia letras para sambas de enredo no carnaval da capital gaúcha e outras cidades, assinando suas obras com o pseudônimo de Nego Parodia, uma vez que fazia dupla musical com Izolino Antônio do Nascimento, o Nego Izolino, figura conhecida do carnaval gaúcho.

Foi mentor de um projeto literário chamado Facenovela, onde, por 56 dias publicou em uma rede social, capítulos de uma trama ambientada no século 19, que à época alcançou cerca de trinta mil leitores e hoje volta repaginada como a obra Ela - O Livro. Gosta de escrever e produzir vídeos. Já não tem a mesma efervescência de antes, mas garante que sempre que encontrar uma história boa para ser contada, não medirá esforços para transformá-la em algo literário. Jota Nilson acredita que a parceria com o Clube de Autores poderá alavancar a carreira e sabe que ainda vai vencer o Jabuti e vestir o fardão da ABL.

Portal da Literatura Jotiniana: https://literaturajotiniana.wordpress.com/

Publicações relacionadas