Física: Radioatividade e raios X

Por Paulo Ferreira

Elétromagnetismo, Educação, Ciências Exatas, Ciência

Esta página foi vista 509 vezes desde 20/06/2021

A proposta deste livro é mostrar os princípios da Física associados à Radioatividade e as origens e aplicações dos raios X.

Os alunos de Radiologia de nível técnico, tecnólogo, superior e de pós-graduação encontrarão nesse livro informações dos princípios da Física de maneira muito clara e objetiva e sobre os princípios e aplicações associados a radioatividade e aos raios X. Os três primeiros capítulos são dedicados aos conhecimentos básicos da Física e o último dedica-se a formação de imagens por raios X.

A linguagem foi uma preocupação nesse trabalho, pois a expectativa é atender aos segmentos citados anteriormente, portanto será uma linguagem simples sem perder o rigor científico com a presença de um formalismo matemático que vai das manipulações algébricas até o cálculo diferencial e integral, mas de forma básica de tal forma que a interpretação física dos fenômenos não fique comprometida por aqueles que não tem grande domínio matemático.

No capítulo 1 serão abordadas noções sobre radioatividade, no segundo serão abordadas noções os raios X e no terceiro sobre fenômenos associados à interação da radiação com a matéria. O quarto capítulo é dedicado a formação de imagens por raios X.

ISBN 978-65-002-5340-5
Edição 1 (2021)

Paulo Ferreira

Licenciado em Física pela Universidade Federal da Bahia e Matemática e com especializações na área de Ensino de Física, Matemática e Radiologia e Mestre em Educação pela faculdade UNINI (EUA) e professor de Ensino Médio, Técnico, Superior e cursos preparatórios de escolas públicas e particulares de Salvador e Lauro de Freitas desde 2002.

CV: http://lattes.cnpq.br/3111852500204060