Grito do Silêncio

Por Antonio Almeida

Poesia

Esta página foi vista 2421 vezes desde 18/09/2012

Poemas escritos na década de 70, em Brasília, Londres e Praga.

Edição 1 (2012)

Antonio Almeida

Mineiro de Cambuquira, artista plástico autodidata, poeta e cineasta, Antonio Almeida dedicou boa parte de sua vida à política, tendo sido presidente do Grêmio Estudantil Graciliano Ramos, da Escola Industrial de Taguatinga, em Brasília/DF, Secretário Geral da União Metropolitana dos Estudantes Secundários de Brasília. Prestou concurso público para o Instituto Brasileiro de Reforma Agrária – IBRA (hoje INCRA), onde exerceu as funções de Chefe da Seção de Legislação e Jurisprudência da Procuradoria Geral, Assistente da Divisão de Transportes e Chefe da mesma Divisão, cargo que deixou para assumir a presidência da Associação dos Servidores da Reforma Agrária – ASSERA, Conselheiro da Fundação Assistencial dos Servidores do INCRA e presidente da Confederação Nacional das Associações de Servidores do INCRA – CNASI e Secretário Geral da Federação dos Servidores Públicos Federais.

Ingressando na política partidária foi suplente de deputado federal pelo Partido Comunista Brasileiro – PCB, mudando-se para Aracaju, em Sergipe, ingressou no PT – Partido dos Trabalhadores, onde foi Secretário de Formação Política do Diretório Estadual.

Em Minas Gerais, foi Coordenador da Região Sul de Minas do PT e presidente do Diretório Municipal do PT, em Cambuquira, de onde saiu, para Assessorar a deputada estadual Maria Teresa Lara e posteriormente foi Assessor do deputado federal Odair Cunha.

Exerceu também o cargo de Secretário Municipal de Cultura de Cambuquira.

Publicou “Grito do Silêncio” edição mimeografada em 1978, pela Coopo – Cooperativa dos Compositores e Poetas de Brasília; “Prato Feito” em 1980, pela Coopo e “Grito do Silêncio”, "Alguns Conceitos sobre Cultura" e "Assassinato da Tia Lily", pela Agbook Editora, em 2012.

Expôs suas telas em Brasília/DF, Aracaju/SE, Vitória/ES, Campanha/MG e Cambuquira/MG.

No cinema dirigiu os curtas metragens “Quase Concreta” , “Pêndulo”, "Esquizofrenia" e o documentário "Néco Almeida - Um cidadão de Cambuquira". Participa como ator protagonista no filme "No Caminho dos Pés", dirigido por Stefânia Vasconcellos. Seu último filme "Caçadores de Pererecas" (2014) foi o vencedor da 9ª Mostra Cambuquirense de Audiovisual.