História Ilustrada de Cardoso Moreira

Esta página foi vista 2337 vezes desde 02/12/2019
Coloração
Acabamento

A ideia desta obra nasceu do amor à terra e do sonho de promovê-la. O trabalho buscou reunir em um único volume todo o conhecimento histórico da comunidade e ainda extrapolar os limites atuais de Cardoso Moreira, para que o leitor possa conhecer sua história e melhor localizá-la no contexto do Brasil e do mundo. Busca também disponibilizar mais informações a respeito dos assuntos e temas que são, ou um dia foram, importantes para a comunidade cardosense.

Pensando num trabalho que pudesse ao menos sintetizar todo o conhecimento histórico de Cardoso Moreira, escolhi os temas que considerei mais importantes para explicar a sociedade cardosense desde seus primórdios. Primeiramente explorei os registros mais antigos e depois busquei os elementos mais importantes ocorridos, como o personagem que deu nome à cidade, o rio e sua influência histórica para a vila e a região, a chegada da estrada de ferro e depois da rodovia e os elementos ligados a sua economia e sociedade.

Quando se pensa na história de uma região que lhe é familiar é natural surgir um interesse mais destacado nos eventos lembrados e vividos por nossos pais e avós e transmitidos para nós. Busquei no capítulo intitulado de “história contemporânea” trabalhar na ideia de rememorar os eventos mais recentes e, para tal, utilizei uma estratégia que escapa de uma cronologia rígida, contando a história de seus personagens mais notórios, alguns deles ainda entre nós, e também das localidades e instituições.

Por fim, buscando fugir da história formal, introduzi um capítulo final ( Contos & causos ) para possibilitar a introdução de textos criados com foco principal no entretenimento.

Edição 1 (2019)
Acabamento Brochura