IMPRESSÕES

Poesia, Literatura Nacional

Esta página foi vista 358 vezes desde 21/08/2021

RESUMO DA ÓPERA.

Os 84 melhores poemas que escrevi na última década, estão no livro IMPRESSÕES, alguns, revisados, alguns até reformados, outros reafirmados na forma original, publicados pelo Clube dos Autores. Escolhi a forma mais simples para publicar esse livro, por razões bastante óbvias: poesia não vende, é um investimento que se faz por amor, por auto-realização e não pela esperança de se ganhar dinheiro com ela. O valor da poesia, para quem escreve, está além das ambições monetárias, pra mim, ela é como uma terapia, um jeito pessoal e eficiente de não enlouquecer, uma maneira de me tirar de dentro de mim e me mostrar aos outros sem ter que me expor completamente, é meu jeito de andar nua por ai, sem ser presa por atentado ao pudor.

Já para quem lê poesia, acho que a maior contribuição é encontrar um texto que diga aquilo que você sente, mas não sabe expressar, é a possibilidaade de encontrar no poeta, familiaridade com as suas estranhezas, que muitas vezes, nem você mesmo compreende. É uma maneira de descobrir que você não é o único louco do universo e assim poder identificar a sua humanidade. Mas fato é, (e ninguém venha dizer o contrário) que a maioria das pessoas estão pouco se lixando para a poesia, especialmente para a poesia de ilustres desconhecidos como eu e grande parte dos colegas contemporâneos. Há aquelas pessoas que adquirem um exemplar apenas por amizade, mas nem chegam ler o seu livro, há aquelas pessoas que dizem que adoram poesia e que vão comprar e nunca o fazem, e há aquelas pessoas que amam poesia, mas amam o que elas têm como ideal poético e ao compararem a sua poesia com a de grandes poetas, torcem logo o nariz e desqualificam o que você escreve. Hoje em dia, ser um grande poeta ou não, depende muito das suas relações sociais, se você fizer parte da high society cultural da sua cidade, é possível que o nomeiem como o poeta local aclamado e pouco importa se você faz poesia de verdade ou se faz slogam comerciais, o conceito de poesia é bastante amplo, tem espaço pra tudo, mas mesmo assim, esse título só lhe servirá como prestígio, nem pense que vai valorizar sua escrita, porque não vai. Vida de poeta é isso aí, é um hobby caro, praticado, ou por quem já está com a vida ganha e pode ficar brincando de escritor, ou por quem não tem um pingo de juizo e faz malabarismo com o tempo e o bom senso, dividindo sua alma entre o concreto cotidiano e a sublimação de uma existência superiormente interessante.

Se você quiser um exemplar do meu livro, clique no link e boa leitura!

Edição 1 (2021)

Publicações relacionadas