Incertezas na Medição da Pressão Arterial

Por PATRICIA SILVA LESSA

Engenharia, Diagnóstico, Ciências Da Vida, Cardiologia, Medicina, Educação, Ciências Exatas

Esta página foi vista 65 vezes desde 16/08/2024

Este livro também está à venda em:
Espana

Nesta obra, as características do sistema cardiovascular são descritas do ponto de vista anatômico, fisiológico, além de alguns aspectos ligados à patologias. A descrição pode parecer simplista aos médicos, mas detalhada aos engenheiros. Apresenta-se os modelos desenvolvidos por Hoppenstead e Peskin para descrever o funcionamento do sistema cardiovascular. Simula-se um modelo matemático que representa a dinâmica do sistema. Procedimentos para medidas das variáveis e dos parâmetros do sistema cardiovascular são apresentados. Uma análise de dados envolvendo mais de 2000 sujeitos, avalia-se a influência de alguns fatores nos valores da pressão arterial. Com dados de 100 sujeitos submetidos à MAPA, são analisadas as influências de alguns fatores nas pressões e outros construtos e apresentada uma proposta de indicadores a partir de um modelo estatístico de regressão. A modelagem cardíaca está se tornando uma ferramenta cada vez mais poderosa para ajudar a compreender a função cardíaca, tanto do ponto de vista da ciência básica quanto para o desenvolvimento de terapias clínicas. Por fim, uma abordagem descrita nos moldes da "Teoria da Decisão" é oferecida como ferramenta atraente e eficaz no problema do acompanhamento e gerenciamento do sistema cardiovascular de pacientes.

Edição 1 (2024)
Coloração Colorido

PATRICIA SILVA LESSA

Formação acadêmica na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde obteve o título de Mestre em Engenharia

Elétrica (1996) com dissertação ”Incertezas na Medida da Pressão Arterial” e doutorado em Tecnologias Energéticas

Nucleares com tese ”Teoria da Decisão na Avaliação da Qualidade da Imagem Médica” (2001). Realizou pós-

doutorados no INCOR (São Paulo) e no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein (São

Paulo). Atualmente é professora associada do Departamento de Eletrônica e Sistemas - UFPE, e atua nos cursos

de graduação em Engenharia Biomédica, Engenharia Eletrônica e Engenharia de Telecomunicação dessa mesma

instituição. É membro do setor de Engenharia Clínica do HC-UFPE e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia

Biomédica da UFPE. Tem experiência em pesquisas na área Engenharia de Sistemas e Biomédica, atuando

principalmente nos temas: análise de dados do sistema cardiovascular, análise espectral em registros de sinais

cardíacos e neurais, teoria da decisão em medicina, análise de qualidade da imagem médica e engenharia clínica.

Trabalha em pesquisas desenvolvidas nos seguintes laboratórios do Centro de Tecnologia e Geociências da UFPE:

Laboratório de Engenharia Multidisciplinar, Laboratório de Interface Homem-Máquina (LIHOM) e no Laboratório

Científico de Metrologia Eletromédico (LABCEM). https://orcid.org/my-orcid?orcid=0000-0002-4498-5724