Interfaces juspedagógicas dos crimes midiáticos
Categorias
Processo Penal, ética, Direito Penal, Direito, Crimes Verídicos
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Sinopse

O presente estudo a cerca das Interfaces juspedagógicas dos crimes midiáticos a luz do Direito Penal – Uma análise sob o ponto de vista pedagógico e legal tem o objetivo de demonstrar a força que o sensacionalismo midiático tem mediante uma decisão jurídica no que tange a casos polêmicos, de repercussão social, bem como tecer a necessidade de uma interface juspedagógica do julgador na tomada de decisão, visando exclusivamente à punição do delito cometido e o cumprimento da justiça. Para tanto, será abordado o Tribunal do Júri, fazendo referência ao seu contexto histórico e a principiológica das decisões sobre o prisma da segurança jurídica; se realizará uma análise acerca da liberdade de pensamento e do direito à informação no contexto pedagógico, midiático e jurídico, de maneira tal a considerar a influência negativa que a mídia exerce sobre a opinião dos indivíduos; se fará ainda menção ao discurso da mídia como mediador do justo e finalmente se abordará a visão do Direito e da mídia frente a casos de repercussão nacional, de maneira a se trazer conceitos do Direito Penal e Processo Penal, para que seja feita uma ligação da parte jurídica com a área da comunicação e a interpretação pedagógica. Essa análise de casos como Eliza Samudio, Mercia Nakashima, Marcelo Pesseguine, Suzane Von Richthofen, dentre outros, cujos fatos repercutiram social e legalmente transcorrem num encontro entre a parte teórica e prática do estudo das influências da imprensa na tomada de decisões da corte magistrada. A metodologia varia entre elementos de revisão bibliográfica, trabalhos empíricos e análise de conteúdo.

Características
Número de páginas 103
Edição 1 (2020)
Formato A4 (210x297)
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Couche 90g
Fale com o autor
Sandra Mara Dobjenski

Bacharel em Direito- Faculdade Curitibana, Pós graduanda em Direito Penal e Criminologia - Uninter. Pedagoga- Faculdade Bagozzi. Especialista em Direito Educacional e Gestão Escolar. Pesquisadora.

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