Lendas Urbanas

Histórias que o povo conta

Por Luciano de Assis

Literatura Nacional

Esta página foi vista 4777 vezes desde 20/08/2011

Acreditando ou não, rindo ou chorando, assustando-se ou repudiando o seu interlocutor, delici-e se nesta divertida copilação feita por Luciano de Assis, que optou por colocar em letras o que ele, você e eu temos ouvido há anos. Guarde e conte para seus filhos, para que a cultura popular, com seus causos e relatos não desapareça ou, num todo, vire apenas mais um causo. E não se importe se verdade ou fantasia. Apenas divirta-se. Se não com as histórias, com a satisfação de poder fazer parte do clça de um bicho tão inventivoO ser humano.

Mas fica aqui um conselho: não duvide de tudo que está ai. Até mesmo porque a prória história oficial é apenas aquilo que quem a escreveu gostaria que fosse.

Em resumo, "quando o mito é maior do que a história imprima-se o mito".

Edição 1 (2010)

Luciano de Assis

Wanderson Luciano de Assis nasceu em 26 de outubro de 1977, às 08h, no hospital Nossa Senhora da Conceição em Pará de Minas, seguindo após o parto para Nova Serrana, Minas Gerais cidade natal de seus pais. Nono filho do artesão Francisco Moreira de Assis e da dona de casa Maria Izabel da Conceição.

De origem simples, desde cedo teve de trabalhar para auxiliar nas despesas da casa. Foi vendedor de picolés e catador de papelão e metais para reciclagem; balconista, sapateiro, recepcionista de hotel, cobrador, garçom, injetador, bordador, atendente em casas de apoio a migrantes, faixista, almoxarife, gerente de produção em várias indústrias de calçados, empresário do setor calçadista, locutor em eventos, radialista e repórter. Além disso foi fundador e durante anos um dos coordenadores do grupo de teatro NECE, o mais antigo da cidade ainda em atividade, foi confrade, coordenador da juventude vicentina e presidente conselho central de Nova Serrana, órgão executivo da Sociedade São Vicente de Paulo.

Em 2008 abriu o primeiro Sebo de Nova Serrana, juntamente com o irmão Carlinhos Colé. Começaram com uns poucos livros que tinham em casa, vendendo na feira livre do bairro Planalto aos domingos. Logo em seguida passou a dedicar-se mais à literatura.

Em 2009, com outros escritores locais, criou o Fanzine Entre Aspas, informativo sócio-cultural, voltado à publicação de contos, poesias e crônicas produzidas por escritores de Nova Serrana. A publicação já está em sua décima oitava edição

Em 2010, é contratado pela secretaria municipal de cultura para desenvolver um curso de teatro em escolas municipais de Nova Serrana, função que exerceu por quatro meses não obtendo o sucesso esperado. Nesse mesmo ano lança seu primeiro livro: Ledas Urbanas, histórias que o povo conta. Uma compilação de algumas lendas de conhecimento nacional e outras histórias fantasiosas contadas no município.

Atualmente Wanderson Luciano de Assis é editor do informativo sociocultural denominado informativo 5000, administra o Sebo Alpharrabio e edita o Fanzine Entre Aspas.