Mandala da Persona

Por Patricia Kelly de Souza

Saúde Mental, Psicoterapia, Personalidade, Psicologia, Autoajuda, Artes

Esta página foi vista 361 vezes desde 13/01/2022

O Trabalho é uma proposta de Atendimento Vocacional e de Arteterapia para psicólogos, psicopedagogos, arteterapeutas, orientadores vocacionais, professores do ensino médio e outros profissionais que gostaria de atender ao publico de jovens e adultos que estão escolhendo uma carreira e profissão, seja para fazer o ENEM, PROUNI ou mesmo ingresso no mercado de trabalho.

O conceito de persona é tratado principalmente em atendimento vocacional, onde é importante para o homem que vive em sociedade fazer escolhas profissionais, desta maneira a persona é definida por Carl Jung como parte da personalidade humana, curiosamente Carl Jung utilizou uma mandala para definir os tipos de personalidade, esta mandala é explicada no capítulo 1 deste trabalho.

O capitulo 1 diz sobre as mandalas de Jung e também sobre outras mandalas ao longo da história, passando pela proposta de Nise da Silveira, importante arteterapeuta brasileira que teve sua história contata no filme “Nise o Coração da Loucura”, no filme Nise é interpretada por Glória Pires, Nise da Siveira observou que os seus pacientes utilizavam a forma de círculo como um mapa mental desta maneira o conceito observado por ela é muito utilizado no trabalho com dependentes químicos. O conceito de mandalas holísticas é tratado no subcapitulo 1.3 utilizando a definição de Maya Jurisic e Reik, anexo ao conteúdo deixei mandalas que podem ser coloridas.

A mandala da persona é definida no capítulo 2 onde também compartilho minhas experiências, e mostro a primeira mandala da persona que eu criei.

No capítulo 3 falamos sobre os materiais utilizados em arteterapia, explicando um pouco sobre o conceito de arteterapia e possibilidade de trabalho com o corpo. Sobre as mandalas cito diferentes materiais que podem ser utilizados em arteterapia sulfite, mdf e material reciclado.

O último capítulo deste trabalho traz um estudo sobre o funcionamento de um consultório ou ateliê arteterapêutico, em minha proposta criei o diferencial que é entregar um desenho para pintar de arte lettering ou outro conteúdo, além disso também pensei na possibilidade de uma caixa de lápis de cor.

Edição 1 (2021)
Acabamento Capa dura
Coloração Colorido

Patricia Kelly de Souza

A psicologia nunca foi uma escolha para mim, optei pela graduação em comunicação, depois fiz um curso de letras, e acabei trabalhando em casa com escrita de blogs e sites.

Optei pela pós em curso de arteterapia e psicopedagogia ,o objetivo era estudar as escolhas vocacionais relacionando com a personalidade, escolhi como tcc a criação de uma mandala, sem querer acabei em histórias sobre diversidade e recentemente resgatando algo que sempre me motivou muito que é o universo da fantasia.

Coleção Natureza e Fantasia

As histórias infantis da coleção Natureza e Fantasia são escritas e ilustradas por mim e tem objetivo de levar a criança e o adolescente em uma viajem repleta de fantasia, mas que também possibilitam o autoconhecimento na perspectiva de identificação com os autores.

A força vital é algo que pode ou não ter relação com a data do nascimento, mas os elementos da natureza que aparecem nestas histórias tem objetivo de fazer com que a criança observe os elementos de cada estação, bem como a história contada pelos pais pode ser uma oportunidade de autoanalise para o jovem e a criança.

www.lecafecomchocola.blogspot.com/: https://lecafecomchocola.blogspot.com/

www.mensagemscrapbook.blogspot.com/: https://mensagemscrapbook.blogspot.com/

www.porqueseracuriosidades.blogspot.com/: https://porqueseracuriosidades.blogspot.com/