MDAG

Multiplicar e Dividir Através da Geometria

Por Bárbara Lima Alves

Ciências Exatas, Didáticos, Infantil, Análise Matemática, Geometria, Teoria Dos Números

Esta página foi vista 1049 vezes desde 28/02/2020

O projeto MDAG: Multiplicar e Dividir Através da Geometria surgiu do amor à arte de ensinar. Eu sou Professora Assistente num colégio da rede pública e meu trabalho exige um amplo conhecimento das diversas disciplinas da base curricular para iniciantes (ciências, português, artes e matemática). Dessas disciplinas, a matemática é a que mais afeta negativamente o alunado, pela sua natureza complexa. Então, senti a necessidade de criar um sistema lúdico que envolvesse as crianças, escolhendo a geometria, por se tratar de um recurso visual atrativo e divertido. O projeto MDAG consiste em efetuar as operações matemáticas de multiplicação e divisão, subdividindo uma figura geométrica em dez partes iguais. Em um círculo central, adicionados o numeral (multiplicador ou divisor) que irá realizar as referidas operações pelos numerais colocados de 1 a 10 em cada raio da circunferência. O processo é bem simples, porém muito eficaz. Assim, damos base para várias atividades matemáticas ao mesmo tempo: a quantidade, as operações de multiplicação e divisão e a geometria.

Edição 1 (2020)
Acabamento Brochura s/ orelha

Bárbara Lima Alves

Sou José Lúcio Sarmento Alves, brasileiro, paraense, casado, residente à Travesa 13, s/n, Centro, entre 6ª e a 7ª ruas, Soure, marajó_ Pará. Sou poeta, escritor contista, artista plástico, compositor e dramaturgo, já com várias obras gravadas e publicadas. Sou Professor da rede pública estadual de ensino e autor do Clube de Autores.