MOOCA PARIS

Por Jairo da Costa

Ficção, Literatura Nacional, Romance, Ficção e Romance

Esta página foi vista 967 vezes desde 23/01/2021

Seu ensaio de transcender o cotidiano, revela-se em personagens na

iminência de um milagre, de uma explosão ou de uma singela descoberta. Todos vulneráveis aos acontecimentos do cotidiano. Vidas que se perdem e se encontram em teias formadas por uma linguagem primorosamente estruturada.

Jairo narra, com muita propriedade e, ao mesmo tempo, com leveza, temas como os maus tratos na infância, o que desmitifica a autoridade da família, principalmente no que tange ao principal valor de proteção infantil, que é salvaguardar a criança de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Jairo descreve, com clareza, a cultura do estupro norteando a desigualdade social entre homens e mulheres. A mulher é vista como ser inferior e objeto de desejo e propriedade do homem, o que autoriza, banaliza ou alimenta diversos tipos de violência física e psicológica.

Suas personagens são estruturadas dentro de um cenário descrito

detalhadamente, dando ao leitor a sensação de estar inserido no contexto. Essas personagens são resgatadas no passado e estão presentes nos dias atuais, o que demonstra um retrocesso nas esferas sociais, culturais e econômicas, bem como o fortalecimento dos valores do regime militar que eram reproduzidos no núcleo familiar. Elas, quando crianças, eram ultrajadas em sua essência, mostrando que o silenciamento e o sigilo estão associados aos sentimentos de medo e vergonha, algo que fere a honra e a índole.

ISBN 978-65-001-4878-7
Edição 1 (2021)

Jairo da Costa

Um escritor decidido a questionar as transformações da identidade humana provocadas por um sistema antidemocrático.

Ele escolheu a literatura como um caminho para construir as suas reflexões e mostrar sua indignação sobre o impacto da opressão na vida humana. Consequentemente, ele cria personagens sociais que são encarnados e encenados de acordo com o papel estabelecido pela sociedade.

Publicações relacionadas