João Rodrigues Vieira é professor, poeta e escritor. Nascido em 31 de março de 1963 na cidade de Lagoa, na Paraíba, é o décimo segundo filho entre os quatorze, do casal Fulgêncio Rodrigues da Silva e Francisca Vieira de Lima. Sua educação inicial, o então primário, foi cursada na Escola Mons. Valeriano Pereira, seguindo para o Colégio Frei Bruno, onde completou da 5ª à 7ª série. Aos 16 anos, mudou-se para o município de Ipubi, em Pernambuco, e, nesse mesmo ano, interrompeu os estudos para dedicar-se ao trabalho na lavoura.
Em 1981, aos 18 anos, casou-se com Rita Siqueira, união da qual nasceu sua primeira filha, Rozijane. Após 14 anos, o casamento chegou ao fim. Movido pela crença de que poderia contribuir mais significativamente com a sociedade como educador, João Rodrigues Vieira retomou os estudos, concluindo o magistério em 1997. Nesse mesmo ano, iniciou sua atuação na Escola Joaquim Eugênio Silva como aluno mestre, participando de um programa que visava incentivar os estudantes da área. Em 1998, trabalhou como professor substituto na mesma instituição, seguindo para um período de dois anos de trabalho por contrato com o município.
No ano de 1999, conheceu Alzenir Alcântara, com quem iniciou um novo relacionamento, resultando no nascimento de Edjane em 2000. Nesse mesmo ano, participou do Programa Alfabetização Solidária. Em 2003, foi aprovado em concurso público para o município de Ipubi, onde permanece até hoje como professor.
Sua trajetória sempre foi marcada pela militância política de esquerda, tendo inclusive concorrido ao cargo de prefeito em Ipubi, Pernambuco, no ano de 2008. Em 2014, após o término de mais um relacionamento, converteu-se ao evangelho e passou a frequentar a Igreja Batista, sendo batizado em 20 de dezembro do mesmo ano. Essa experiência trouxe uma nova perspectiva para sua vida. Contudo, por razões pessoais, afastou-se da igreja em 2020, mantendo sua fé e buscando o crescimento espiritual.
Ao final de 2015, solicitou licença do trabalho e residiu por oito meses em João Pessoa, Paraíba, retornando às suas atividades docentes em Ipubi, Pernambuco, em agosto de 2016. Nesse mesmo ano, iniciou um relacionamento com Valdete Souza. Em 9 de junho de 2017, nasceu João Rodrigues Vieira Filho, evento que trouxe uma renovação para a vida do autor e o motivou a voltar a estudar. Cursou a faculdade de licenciatura em Letras pela UNIP – Universidade Paulista – e concluiu a pós-graduação em Coordenação Pedagógica e Planejamento Escolar pela FAVENI. Em 2021, oficializou seu casamento com Valdete Souza, relacionamento que se fortalece a cada dia. Atualmente, João Rodrigues Vieira reside em João Pessoa.
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.