Novo Febeapá

Por Messias Botnaro

Família, Realismo Fantástico, Paródias, Adulto, Humor, Crimes Verídicos

Esta página foi vista 398 vezes desde 08/06/2022

Há mais de cinquenta anos, Stanislaw Ponte Preta fustigava os despautérios cometidos pelos donos do poder em textos brilhantes e devastadores que eram lidos no jornal por todos os brasileiros. Messas Botnaro, percebendo que o passado de que se quer escapar ainda permanece muito vivo, apresenta o Novo Febeapá. O “Festival de barbáries que assola o país” reúne textos em que toda monstruosidade promovida pelo governo federal (2019-2022) e seus generais, capitães, deputados, digital influencers e outras figuras é reelaborada pela verve satírica do defunto autor. Considerando que a monstruosidade da barbárie não calou fundo nas pessoas, sintoma da persistência da possibilidade de que se repita, Botnaro mostra que o Febeapá continuará existindo enquanto persistirem no que têm de fundamental as condições que geram a regressão. É isto que nos faz rir de nervoso com este livro que deve ser compreendido na chave freudiana do trauma, isto é, de um evento “real” que resiste à representação.

ISBN 978-65-5392-445-1
Edição 1 (2022)
Tipo de papel Polen

Messias Botnaro

Messias Botnaro, o inimaginável, nasceu em Glicério (SP), em 1955. Morreu em Brasília (DF), em março de 2020. Causa mortis: B34.2. U07.1. Foi o primeiro narrador e personagem da história da literatura brasileira (quiçá mundial) a morrer de Covid-19. Defunto autor dos livros MINHA LUTA: OBRA REUNIDA (Cousa, 2020), ARMAS E ROSAS: POESIA DE TESTEMUNHO POR DESAPROPRIAÇÃO (Pedregulho, 2022), NOVO FEBEAPÁ (Clube de Autores, 2022), dentre outros.