O EVANGELHO SEM DISFARCES - Volume 6

Sinais e milagres à luz da Bíblia

Por JP Padilha

Código do livro: 605936

Categorias

Vida Cristã, Teologia, Seitas e Heresias

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 1084 vezes desde 20/10/2023
Versão
impressa
R$ 43,71
Valor total:
R$ 43,71
Valor total:
R$ 43,71

Sinopse

O que são milagres? No que consiste os dons de sinais da era apostólica? Na era apostólica, um milagre consistia em um acontecimento extraordinário, realizado por Deus, mediante a agência humana, e, em qualquer era, é sempre algo que não pode ser explicado por forças naturais. No tempo dos apóstolos os milagres sempre tiveram o objetivo de autenticar os ministérios dos homens que Deus escolheu para anunciar revelações específicas às testemunhas dos milagres. Em termos técnicos, o Milagre é uma ocorrência na natureza, por si só tão extraordinária e tão coincidente com a profecia ou a ordem de um servo de Deus dotado de poderes milagrosos, como plena garantia de convencimento dos que o testemunharam, de que Deus realizou esse fenômeno com o desígnio de certificar que determinados homens foram comissionados por Ele para este propósito. Os apóstolos, por exemplo, receberam de Deus dons de operar milagres instantâneos a fim de provarem ao povo de Deus que eles eram, de fato, apóstolos constituídos por Cristo.

Na Escritura, os milagres também são designados “sinais e maravilhas” (Êx 7.3; Dt 6.22; 34.11; Ne 9.10; Sl 135.9; Jr 32.21; Dn 6.27; Mt 24.24; Mc 13.22; Jo 4.48; At 2.43; Rm 15.19; 2Co 12.12; 2Ts 2.9; Hb 2.4). Os milagres envolvem forças sobrenaturais e sobre-humanas, associadas especificamente aos mensageiros de Deus, e não são apenas ocorrências estranhas, coincidências, eventos sensoriais ou anomalias da natureza.

Mas, o que podemos dizer sobre os milagres modernos? É certo que Deus sempre atua no nível sobre-humano. Ele intervém sobrenaturalmente na natureza e nos infortúnios humanos ainda hoje. Acredito que Deus possa curar pessoas sem os métodos naturais ou a medicina. Creio que para Deus todas as coisas são possíveis (Mt 19.26). Seu poder não diminuiu desde os dias da Igreja primitiva. A salvação, por si só, já é um ato divino sobrenatural!

Todavia, não creio que Deus usa homens e mulheres HOJE como agentes na realização de milagres, assim como Ele usou Moisés, Elias ou Jesus. Estou convencido de que os milagres, sinais e maravilhas anunciados hoje no movimento carismático não tem qualquer relação com os milagres apostólicos. Estou persuadido pela Escritura e pela História de que nada semelhante ao dom de milagres do Novo Testamento é realizado hoje. O Espírito Santo não tem dado a qualquer cristão de nossos dias dons miraculosos comparáveis aos que foram outorgados aos apóstolos.

No entanto, adeptos do movimento carismático (pentecostais) fazem afirmações heréticas e, num ato de histeria total, promovem práticas estranhas ao evangelho e atribuem essas práticas aos dons de sinais que encontramos na Bíblia. Os pentecostais afirmam, sem nenhuma base bíblica, que possuem os mesmos dons de sinais que os apóstolos possuíam. Porém, será que a Escritura e os fatos que são apresentados diante de nós corroboram com estes hereges? Posso afirmar que NÃO!

Vale ressaltar que, ao contrário do que nos acusam, nós, cristãos que entendemos sobre o assunto, não negamos que Deus realiza obras milagrosas, seja no campo da comunicação ou da saúde, como e quando quer, interferindo na ordem natural das coisas. Muito pelo contrário. Nós cremos e ensinamos tão somente aquilo que a Escritura revela, isto é, que os dons extraordinários cessaram porque tinham um propósito específico, temporário e destinado para fins que a Bíblia menciona do início ao fim. Como cristãos genuínos, acreditamos piamente que os milagres de Deus não mais decorrem do exercício de “dons especiais” dados a este ou aquele indivíduo em particular, mas sim da oração da fé (Tg 5.14-15).

A Bíblia também ensina que os milagres que Deus faz em nossos tempos são bastante raros, o que se difere completamente dos tempos em que os dons espirituais apostólicos estavam em vigência. Na época em que esses dons eram manifestados, os milagres eram extremamente numerosos (At 5.12-16; 8.4-8; 28.7-10) e não há nenhum registro bíblico de que um servo de Deus, dotado de tais poderes, tenha falhado ao ministrar a cura de um enfermo. Como pode-se notar, essa realidade na Escritura se mostra bem diferente das tramoias e maluquices que vemos hoje em dia, quando supostos detentores desses “dons” constantemente “determinam” curas que nunca acontecem. Todo mundo já deve ter visto, ao menos uma vez, um episódio deste na TV ou em outras seitas evangélicas pentecostais, no movimento carismático da seita católica romana, etc.

Mas, a nível introdutório, qual a minha base para dizer que esses dons de sinais cessaram, uma vez que minha única regra de fé e prática é a Escritura Sagrada? De que maneira eu posso provar, como bom soldado de Cristo, que o que estou dizendo é de autoridade escriturística?

Nas páginas deste livro veremos que a Palavra de Deus mostra que os tempos dos milagres foram propositalmente poucos ao longo da história testamentária, abrangendo apenas os tempos de Moisés e Josué, os dias de Elias e Eliseu e as eras de Jesus e dos apóstolos. Essas são as três fases em que os sinais de Deus foram manifestos de forma sobrenatural ao Seu povo, e ambas as três tiveram uma duração limitada e restrita a esses servos.

A simples observação inteligente dos fatos nos traz esta plena convicção bíblica. Deus mostra aos Seus filhos aquilo que Ele revelou na Palavra. Com efeito, basta o cristão olhar à sua volta para perceber que ninguém mais tem hoje os dons de línguas, profecias ou curas milagrosas. Tudo o que se vê na atualidade são arremedos grosseiros desses dons – teatros cuja artificialidade pode ser percebida por qualquer criança. Essas encenações blasfemas e heréticas só servem para prejudicar a Igreja de Cristo, lançando-a em total descrédito diante da população pagã.

Os adeptos da teologia pentecostal professam possuir o dom de línguas e outros dons de sinais em nossos dias. À medida que colocamos à prova suas afirmativas, pela Palavra de Deus e pelos próprios fatos, constatamos que não somente seus discursos, como também suas práticas não são iguais àquilo que nos é apresentado no livro de Atos e em 1 Coríntios. Eles não usam o suposto dom de línguas como um sinal para os incrédulos e nem podem fazer com que um grupo de doentes se aproxime e sejam todos curados (At 5.12-16).

O que foram os dons de sinais e milagres? Qual foi o seu propósito? Por que esses dons foram concedidos somente a alguns crentes na era apostólica? Como eles eram operados? Por que eles se findaram na era apostólica? O que são esses supostos “dons de línguas”, “dons de cura” entre outros dons de sinais de hoje? Eles possuem alguma semelhança com os sinais e milagres registrados na Bíblia?

Tudo isso será respondido neste pequeno livro!

Características

Número de páginas 93
Edição 6 (2023)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 75g
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br

JP Padilha

Sou um homem que há alguns anos se converteu ao Senhor Jesus Cristo e decidiu usar o seu dom natural da escrita para estudar e escrever sobre as doutrinas da graça de Deus contidas nas Escrituras, a Bíblia. Sou esposo e pai de dois filhos maravilhosos. Geralmente não tenho muito o que dizer sobre mim, mas sim acerca de Cristo, que agora vive em mim. Sou de uma família tradicional em Elói Mendes (MG), fui criado debaixo de muito ensino bíblico e isso ficou arraigado em meu coração. Enfim, sou o João Paulo Mendes Padilha, mais conhecido nos meandros da internet por JP Padilha, como se vê no meu livro digital.

FACEBOOK JP PADILHA, PÁGINA OFICIAL JP PADILHA E YOUTUBE JP PADILHA: https://www.facebook.com/jp.camila.5/

Publicações relacionadas
Ver a lista completa
Impresso
R$ 43,95
Ebook
R$ 21,36
Impresso
R$ 95,25
Ebook
R$ 77,86
Impresso
R$ 71,18
Ebook
R$ 38,31
Impresso
R$ 78,15
Ebook
R$ 55,26
Impresso
R$ 50,22
Ebook
R$ 32,66
Impresso
R$ 46,29
Ebook
R$ 24,75
Impresso
R$ 55,65
Ebook
R$ 31,42
Impresso
R$ 48,38
Ebook
R$ 25,88
Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários