O LADO ESCURO DA ALMA Um guia do insider para a teia do pecado Você quer conhecer a Deus? Primeiro conheça a si mesmo

Por Jideon francisco marques

Cultura Bíblica, Batalha Espiritual

Esta página foi vista 289 vezes desde 01/03/2023

Prólogo:

A crueldade do vício

Este livro explora o lado sombrio da alma em uma época em que a palavra 'eu' nunca foi tão boa, mas a palavra 'pecado' nunca foi tão ruim.

Desde que a Reforma afastou a colorida ideia dos sete pecados capitais e substituiu esse convite extraordinariamente frutífero à imaginação pelos Dez Mandamentos, o interesse pelo pecado, por assim dizer, tem diminuído. Enquanto isso, o fascínio por nosso próprio funcionamento interno, nossa espiritualidade e nosso bem-estar emocional aumentou inexoravelmente.

Então, talvez seja hora de conectar nosso interesse em nós mesmos com a linguagem do pecado e do vício, e ver que sabedoria pode resultar.

Embora não pretenda restabelecer os sete pecados capitais em sua forma tradicional, este livro explora os pecados e vícios que são intrínsecos a quem somos e também podem ser a causa de nossa ruína e infelicidade. Nosso foco aqui está nos 'mortais', ou se preferir, em nossos demônios: nomeá-los, explorar as relações entre eles e fazer algumas sugestões para ajudar a limitar seu poder sobre nós e os danos que podem causar.

O problema dos pecados e vícios não é que sejam desejos que nos fazem sentir culpados ou envergonhados, ou que sejam comportamentos proibidos. O que torna os pecados e vícios tóxicos é que, quando praticados, perseguidos e explorados, eles abrem trajetórias inimagináveis de dano, mágoa e diminuição. Como disse um de nossos sábios guias neste território, o filósofo Gabriele Taylor, a letalidade dos vícios consiste no "mal feito ao eu". Isso é o que torna os vícios 'viciosos'. É que são atitudes e comportamentos pelos quais o eu é danificado, ferido, diminuído, distorcido e, se não destruído, então isolado.

Essa não é toda a história, é claro. A preocupação com o vício e o pecado deve ser mais do que solipsista. Não é apenas o eu que sofre. São os outros também, e uma preocupação com o pecado e o vício é tanto sobre o bem comum quanto sobre o florescimento individual. De fato, os dois devem andar de mãos dadas. Um livro acadêmico que analisa a tensão entre o pecado individual e o pecado social desde meados do século XIX até a era das teologias da libertação chega à conclusão de que essa dicotomia precisa ser reconciliada pensando em termos do eu relacional.

O ponto é bem feito. O eu e a sociedade não são duas esferas separadas; ambos são produtos de relacionamento. Pecados e vícios são, portanto, fundamental e inelutavelmente relacionais. O fato de alguns deles serem mais internos, reflexivos e egoístas não diminui a realidade de que seu impacto é igualmente vivenciado por familiares e amigos, ou que eles sobrevivem e prosperam não apenas na alma, mas na comunidade e na própria sociedade . Quem somos, o que fazemos, a natureza de nossas disposições e tendências internas e nossos hábitos acumulados raramente são o resultado de nossa autodeterminação ousada e heróica. Eles são produtos complexos de tempo e lugar, socialização e predisposição genética, crença formal e reflexão contínua sobre a experiência. Tentando ficar por trás de todas as influências externas para o puro e inocente, genuíno, o eu real e singular é fútil. Sempre somos quem somos em resposta e no relacionamento com os outros.

A palavra 'eu' pode nunca ter sido tão boa, mas nem a palavra 'relacionamento' ou 'relacional' ou aquela triste palavra que fala de nosso desejo por uma conexão mais nutritiva com os outros - 'solidão'. A experiência da solidão nos lembra que somos profundamente sociais e relacionais; o coração solitário é sempre um coração que busca satisfação no dar e receber do relacionamento.

E é o poder oculto, o projeto oculto, se quiserem, dos pecados e vícios que nos tornam profundamente solitários. Para nos separar dos relacionamentos que podem nos levar à realização.

Edição 1 (2023)

Publicações relacionadas